Montes Claros em alerta: falta de atenção no trânsito impulsiona aumento de acidentes; veja os dados

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Montes Claros reflete a preocupante realidade de Minas Gerais, onde a falta de atenção ao volante é responsável por quase metade dos acidentes de trânsito registrados em 2024. Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) indicam que, entre janeiro e setembro, o estado contabilizou 107.306 acidentes, uma média de 400 por dia. Em comparação com o mesmo período de 2023, os acidentes aumentaram 9%. Na maior cidade do Norte de Minas, o cenário não é diferente: motocicletas lideram os índices de ocorrências, e o número de atropelamentos cresce de forma significativa.

Ana Theresa Almeida de 26 anos, atendente, foi vítima da distração alheia. Ela é motociclista e conta que a falta de atenção no trânsito é um fator presente na cidade. Ana alerta: “o trânsito em Montes Claros tem crescido a cada dia, e com isso, o número de acidentes nas avenidas e bairros também tem aumentado. A cidade ainda carece de sinalização adequada, e a infraestrutura não acompanha o crescimento, o que torna a situação ainda mais perigosa. Já passei por várias situações em que quase caí por causa da imprudência de motoristas. Muitas vezes, eles não sinalizam corretamente ao convergir ou parar, e isso nos obriga a frear bruscamente. Motociclistas sabem bem como é: carros fecham o nosso caminho, entram na frente sem dar a seta e ainda nos culpam com buzinas, quando quem está errado são eles”, finaliza.

Acidentes crescem e sobrecarregam Montes Claros

Nos primeiros dez meses de 2024, Montes Claros registrou 7.070 atendimentos de emergência relacionados a acidentes de trânsito. Destes, 58% envolveram motocicletas, o principal meio de transporte na região. Além disso, o número de atropelamentos preocupa: foram 433 casos no período, ou seja, uma média de 43 atropelamentos por mês.

Veja abaixo um comparativo fornecido pelo Samu sobre os números de acidentes em Montes Claros, destacando o aumento registrado este ano em relação ao ano passado.

Arquivo: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência / Divulgação

 

Fatores de risco e desafios no trânsito

Assim como no restante do estado, a distração ao volante lidera como principal causa de acidentes em Montes Claros, seguida por excesso de velocidade, consome de álcool e desrespeito às leis de trânsito. Especialistas apontam também para o uso excessivo de celulares como um fator crítico. “A ‘síndrome do pensamento acelerado’ prejudica a capacidade de concentração, e isso tem consequências graves no trânsito”, alerta Alysson Coimbra, da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra).

Além disso, as más condições das vias e a falta de sinalização adequada agravam os riscos. Roberta Torres, especialista em segurança viária, ressalta: “O poder público precisa investir em infraestrutura, enquanto os motoristas devem assumir a responsabilidade de dirigir com atenção e prudência.”

Medidas para reverter o cenário

Em Montes Claros, campanhas educativas e ações integradas com blitzes e fiscalização mais rigorosa têm sido realizadas, mas ainda são insuficientes para conter a alta nos números. Para reduzir os acidentes, especialistas destacam a necessidade de políticas públicas mais efetivas e da conscientização de motoristas e pedestres.

Enquanto os números alarmantes persistem, o apelo é por um trânsito mais seguro e pela construção de uma cultura de respeito e atenção, tanto em Montes Claros quanto em todo o estado de Minas Gerais.

 

 

 

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.