Amanhã (21/11), Januária será palco do lançamento do aguardado documentário Vapores do São Francisco. O filme, dirigido por Dêniston Diamantino, é a segunda parte da trilogia Navegantes do Velho Chico, que teve como primeira produção o premiado Remeiros do São Francisco. O evento acontecerá a partir das 19h, no auditório da Superintendência Regional de Ensino (SRE), com entrada gratuita.
Com um enfoque na história das embarcações que navegaram pelo Rio São Francisco, o documentário traz um resgate emocionante dos tempos em que os vapores eram o principal meio de transporte entre Pirapora/MG e Juazeiro/BA. Através de depoimentos, fotografias e acervos históricos, o filme relembra como essas embarcações eram responsáveis pela integração cultural e econômica do Vale do São Francisco, além de transportar sonhos e esperanças para muitas pessoas da região.
Dêniston Diamantino, o diretor, ressalta a importância de relembrar esse capítulo da história local, que teve grande impacto na vida dos habitantes do Vale do São Francisco. “A navegação no São Francisco foi essencial para o desenvolvimento da região e para a formação das memórias afetivas dos povos barranqueiros. O filme é um convite à reflexão sobre o passado e à valorização dessa história que ainda vive nas lembranças do povo”, comenta o diretor.
Com uma trilha sonora original assinada pelo músico januarense Rodrigo Freitas, o documentário promete emocionar o público, especialmente os habitantes de Januária, que vivenciaram ou herdaram memórias dos vapores. O tema final do filme é a música Saudade do Vapor, de Vavá Cunha, interpretada por Geraldo Azevedo.
O lançamento é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Prefeitura Municipal de Januária. O evento é gratuito e aberto ao público, convidando todos a reviverem a história e a cultura do Rio São Francisco.