Vírus e bactérias são microrganismos que podem causar infecções em humanos e é importante identificar sua causa para receber o tratamento adequado. Mas, como podemos diferenciar as doenças causadas por cada um desses microrganismos?
Antes de mais nada, o que são vírus e bactérias?
Grande parte da população, talvez por ignorância ou desinformação, costuma misturar os termos e utilizá-los como sinônimos, de forma intercambiável, quando não são a mesma coisa. Por isso, antes de falar sobre as diferenças, é importante entender um pouco mais sobre esses microrganismos, conforme você confere a seguir:
O que é vírus?
Um vírus é um agente infeccioso intracelular de tamanho diminuto que não pode ser visto através de um microscópio e ser um patógeno. Porém, ele precisa de hospedeiros vivos para se multiplicar e sobreviver dentro de suas células, pois carece de mecanismos próprios. E tem a capacidade de infectar, replicar e se adaptar, embora nem sempre cause doença.
As doenças causadas por vírus incluem:
-Catapora;
-Resfriado comum;
-COVID-19;
-Herpes;
-AIDS;
-Bronquiolite.
O que é bactéria?
Por sua vez, as bactérias são agentes infecciosos unicelulares que prosperam em muitos tipos diferentes de ambientes e, portanto, podem sobreviver em qualquer meio. O corpo humano possui uma grande variedade deles sem causar nenhum dano, como na boca, pele, trato respiratório, sistema digestivo e urinário.
Sob certas condições, porém, elas causam doenças produzindo toxinas, que são substâncias nocivas, e/ou invadindo tecidos de órgãos.
Entre as doenças causadas por bactérias, podemos citar:
-Amigdalite;
-Infecções urinárias;
-Tuberculose;
-Intoxicação alimentar;
-Sífilis;
-Gonorreia.
Doenças causadas por vírus e bactérias: entenda a diferença
E, então, quais são as diferenças entre eles? As principais diferenças entre vírus e bactérias são:
Tamanho
Ambos são imperceptíveis ao olho humano, mas as bactérias têm um diâmetro entre 0,6 e 1 micrômetro (µm) e são até 100 vezes maiores que os vírus. Por isso, podem ser vistas ao microscópio óptico, enquanto os vírus, que são consideravelmente menores, só podem ser detectados por microscopia eletrônica.
Reprodução
É outra questão que vírus e bactérias não compartilham. As bactérias têm a capacidade de crescer e se reproduzir por conta própria. E dessas células resultantes podem surgir mais divisões. Os vírus não têm a capacidade de se dividir por conta própria, eles se replicam sem parar e atacam outras células para transmitir suas informações genéticas.
Tratamento
Uma das principais diferenças entre vírus e bactérias é que a infecção bacteriana pode ser tratada com antibióticos, enquanto a infecção viral não. Inclusive, o uso de antibióticos quando o paciente apresenta uma infecção viral pode representar um sério risco, uma vez que surge a resistência bacteriana.