Brasil recebe certificado de país livre da elefantíase; veja sintomas da doença

Foto: Divulgação

O Brasil recebeu o certificado de país livre da filariose linfática nesta segunda-feira (18). Essa doença é popularmente conhecida como elefantíase. O documento foi entregue ao governo brasileiro pela Organização Mundial da Saúde (OMS) durante uma cerimônia realizada na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília (DF).

A elefantíase é considerada uma das maiores causas globais de incapacidade permanente ou de longo prazo. A filariose linfática ou elefantíase permanecia uma doença endêmica no Brasil apenas na região metropolitana do Recife, incluindo Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. De acordo com o Ministério da Saúde, o último caso confirmado foi em 2017.

Sintomas clínicos

A doença é causada pelo verme nematoide Wuchereria Bancrofti e transmitida pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus, conhecido no Brasil por pernilongo ou muriçoca, quando o mesmo está infectado com larvas do parasita. Entre os sintomas clínicos mais importantes estão: edemas ou acúmulo anormal de líquido nos membros, além de seios e saco escrotal.

Foto: Divulgação