Com o objetivo de unir educação financeira e produção cultural, o projeto EconoArte traz uma abordagem inovadora à formação de adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Patrocinado pelo Banco PAN, com o apoio da Cerâmica Atlas e realização pela Muda Cultural, o EconoArte oferece a 160 estudantes de escolas públicas de cidades Paulistas e Mineiras para uma experiência educativa prática que mescla aulas de educação financeira e experimentações no campo da produção cultural.
A iniciativa contempla 18 encontros, cada um com duas horas de duração, realizados entre agosto e dezembro de 2024. Além disso, inclui uma formação especial para educadores, de quatro horas em cada localidade. “O EconoArte é um projeto com cunho social que pretende tornar os jovens protagonistas de suas vidas e demonstrar que, por meio do mercado cultural, é possível projetar um futuro promissor, principalmente com a educação e gestão financeira em foco”, explica Ítalo Azevedo, sócio-fundador e diretor-geral da Muda Cultural.
Com uma proposta pedagógica desenvolvida por Romulo Avelar e Erick Krulikowski, reconhecidos especialistas em gestão de projetos culturais e educação financeira, o curso visa criar uma base sólida para os jovens desenvolverem suas carreiras no setor cultural. Entre os temas abordados estão o contexto cultural brasileiro, curadoria de eventos, pré e pós-produção, comunicação, gestão e fontes de financiamento, proporcionando conhecimentos práticos e teóricos que abrem portas para oportunidades reais no mercado de produção cultural.
Tecnologia para transformar vidas
Para tornar o aprendizado ainda mais atraente e acessível, o EconoArte também desenvolveu o RealFest — um jogo de videogame gratuito, disponível na plataforma Fortnite, que desafia os jogadores a organizar um festival de música na periferia, abordando desde a produção até a divulgação do evento. O jogo, que é uma extensão do curso presencial, foi criado em colaboração com a Salve Games, empresa especializada em jogos com impacto social, e utiliza a avançada Unreal Engine 5 para oferecer uma experiência envolvente e educativa.
“Foi uma experiência única transformar um curso presencial em um game no Fortnite”, comenta Alexandre de Maio, diretor de Desenvolvimento de Jogos da Salve Games. “Unimos o poder de ensinar dos jogos com um conteúdo testado nas salas de aula, criando um game divertido e educativo.” Disponível para acesso a partir de 11 de novembro, o RealFest pode ser acessado por qualquer jogador de PC ou dispositivos móveis, com classificação indicativa a partir dos 10 anos.
Com atuação nas regiões do Instituto Anchieta Grajaú em São Paulo e da Escola Estadual Walt Disney, em Belo Horizonte, o EconoArte almeja fortalecer o desenvolvimento econômico e cultural das comunidades onde está inserido, proporcionando não apenas conhecimento, mas uma experiência transformadora. Ao integrar educação financeira e produção cultural em um só projeto, o EconoArte reforça a importância da inclusão social e cultural para jovens da periferia, oferecendo ferramentas que estimulam o protagonismo juvenil e o engajamento no mercado cultural.