Minas Gerais investiga possível caso da doença da vaca louca; paciente apresenta sintomas neurológicos graves

Um possível caso de Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) está sendo investigado em Caratinga, na Zona da Mata de Minas Gerais. Um homem idoso, morador de Ubaporanga, apresentou sintomas neurológicos característicos dessa enfermidade e foi internado no município.

A Doença de Creutzfeldt-Jakob, em sua forma esporádica, é uma condição rara que afeta principalmente pessoas entre 55 e 70 anos. Entre os sintomas estão desordens cerebrais que incluem perda de memória, capacidade de comunicação reduzida e tremores. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), 85% dos casos de DCJ surgem de forma esporádica, sem uma causa infecciosa conhecida. A SES-MG informou que a variante da doença associada ao consumo de carne de bovinos contaminados, conhecida como vDCJ ou “doença da vaca louca”, geralmente afeta pessoas com menos de 30 anos, o que não é o caso do paciente de Caratinga.

Para o diagnóstico, a detecção da proteína 14-3-3 no líquor é um dos exames com alto grau de sensibilidade. No entanto, a confirmação definitiva da DCJ só é possível através de análise neuropatológica de fragmentos cerebrais, realizada após o óbito.

O caso segue monitorado pela SES-MG, com apoio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs Minas) e da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.