Na manhã desta sexta-feira, 08 de novembro de 2024, o 7° Batalhão de Bombeiros Militar foi acionado via 193 para atender uma ocorrência no bairro Jardim Liberdade, em Montes Claros. A solicitação envolvia um felino, que havia subido a uma árvore no quintal de uma residência, e foi inicialmente confundido com uma onça.
Foram deslocadas duas equipes para o local, onde foi constatado que tratava-se de uma jaguatirica, no alto de um pé de manga, a cerca de 10 metros de altura do chão. O animal estava acuado devido à presença de dois cães domésticos da solicitante.
Foram acionados, em apoio, a PM Ambiental e o CETAS – Centro de Triagem de Animais Silvestres, que enviou uma médica veterinária para avaliação comportamental do animal.
Segundo a médica veterinária, este é um animal endêmico da região, que está em seu habitat e não costuma atacar por iniciativa. Estava um pouco assustado como a movimentação e, provavelmente, descerá à noite, quando se sentir seguro, com o ambiente mais tranquilo.
Disse também que não seria viável a aplicação do dardo tranquilizante, devido ao porte do animal e ao risco posterior de danos provenientes da queda do mesmo.
Dado este cenário, a solicitante foi orientada a manter a residência fechada, para segurança dos moradores e animais domésticos, e monitorar o felino. Caso este apresentasse mudança no comportamento, tornando-se agressivo, que acionasse novamente o Corpo de Bombeiros, para que seja feita reavaliação da situação, juntamente com o CETAS e a PM Ambiental.
O Corpo de Bombeiros reforça à população que, ao se depararem com animais silvestres, acionem 193 para que as providências necessárias sejam tomadas com segurança.