A maior parte dos trabalhadores brasileiros (56% do total) leva marmita ou um lanche para se alimentar no ambiente de trabalho. A Pesquisa Panorama da Alimentação no Trabalho foi realizada pelo Instituto QualiBest e encomendada pela Sapore, uma multinacional brasileira de serviços de alimentação e facilities. Do total apontado pelo estudo, 42% disseram levar marmita para o trabalho.
Os outros 14%, levam lanches ou salgados. O estudo, que ouviu 816 pessoas de todas as regiões do Brasil, e foi apresentado nessa quarta-feira (30), durante o 2º Seminário Aberc (Associação Brasileira de Refeições Coletivas), realizado na capital paulista. Para esta pesquisa, os trabalhadores puderam escolher mais de uma opção.
Segundo informações do estudo, outros 31% dos entrevistados afirmaram comprar marmitas ou lanches na rua, 28% disseram utilizar o vale refeição/alimentação, 21% os restaurantes corporativos e 7% respondeu que não come no ambiente de trabalho.
O levantamento teve como objetivo compreender como se dá a alimentação dos trabalhadores em restaurantes corporativos. E apontou que 87% dos entrevistados consideram o restaurante corporativo uma forma muito benéfica para o trabalhador.
Segundo a Aberc, o setor de refeições coletivas movimenta mais de R$ 21 bilhões na economia brasileira a cada ano, alimentando mais de 37 milhões de pessoas em empresas, hospitais e instituições de ensino públicas e privadas.
Gastos
A pesquisa ainda mostrou que 45% dos trabalhadores brasileiros gastam entre R$ 220 e R$ 440 por mês para se alimentar no trabalho. Outros 18% responderam que gastam entre R$ 450 e R$ 660 e 23% declarou que não gasta porque tem acesso a restaurantes da empresa.
Arroz e feijão
O levantamento mostrou que o chamado prato feito, popularmente conhecido como PF, composto por arroz, feijão, proteína e acompanhamento é a preferência de 77% dos trabalhadores. Isso demonstra, de acordo com o estudo, a busca do trabalhador por uma alimentação equilibrada.
Apesar da preferência pelo arroz e feijão, a curiosidade pode levar o brasileiro a se arriscar. Quando foram perguntados sobre qual a opinião de ter à disposição pratos temáticos, como comida oriental, italiana ou mineira, 72% dos usuários de restaurantes corporativos disseram que seria ótimo, pois assim, poderiam conhecer diferentes tipos de culinária.
*Com informações de Agência Brasil