DPVAT: seguro para veículos vai voltar a ser cobrado com novo nome e valores em 2025

A partir de janeiro de 2025, os proprietários de veículos em todo o Brasil precisarão voltar a pagar um seguro obrigatório para vítimas de acidentes de trânsito, agora sob o novo nome SPVAT (Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito). A medida, que havia sido suspensa em 2020, foi aprovada pelo Congresso […]
Foto: Envato Elements

A partir de janeiro de 2025, os proprietários de veículos em todo o Brasil precisarão voltar a pagar um seguro obrigatório para vítimas de acidentes de trânsito, agora sob o novo nome SPVAT (Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito). A medida, que havia sido suspensa em 2020, foi aprovada pelo Congresso e retoma um fundo para cobrir indenizações de vítimas por morte, invalidez permanente, despesas médicas e de reabilitação.

A previsão é que o valor anual do SPVAT fique entre R$ 50 e R$ 60, embora o custo final ainda não tenha sido estabelecido. De acordo com Alessandro Octaviani, superintendente da Susep, o SPVAT é essencial para amparar cerca de 400 mil pessoas que anualmente se envolvem em acidentes e não têm seguro privado. “Essa indenização é um apoio fundamental para que essas pessoas possam recomeçar após um acidente”, destacou.

Cobrança por Estados e Parcerias Locais


Para facilitar o pagamento, os estados foram convidados a integrar o SPVAT ao licenciamento anual e ao IPVA, com suporte da Caixa Econômica Federal. No entanto, até agora, apenas cinco estados — Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Maranhão e Sergipe — aderiram ao modelo. Nos demais, o pagamento deverá ser feito diretamente pela Caixa.

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Detrans, Givaldo Vieira, é importante que os proprietários estejam atentos ao pagamento do SPVAT, já que a inadimplência impedirá a emissão do licenciamento anual, tornando o veículo irregular. “Sem o licenciamento, o veículo pode ser apreendido, além de gerar multa de R$ 293 e perda de sete pontos na CNH”, explicou.

Essa versão torna o conteúdo mais original e acrescenta um tom informativo e acessível, mantendo o foco em como a retomada do seguro impacta os motoristas brasileiros.

Leila Santos
Jornalista graduada pela Funorte, Leila tem ampla experiência em comunicação, com atuação como editora-chefe, além de passagens por TV, assessorias, agências de publicidade e marketing e jornais online. Atualmente, integra o Portal Webterra, unindo técnica, ética e compromisso na produção de conteúdos de qualidade. Leitora assídua e engajada em causas sociais, leva sensibilidade e responsabilidade ao seu trabalho.