O Estado de Minas Gerais acaba de receber um novo lote com 84 mil doses da vacina contra a covid-19, reforçando a Campanha Estadual de Multivacinação, que ocorrerá entre os dias 4 e 29 de novembro. As novas doses, enviadas pelo Ministério da Saúde, integram o total de mais de 1,9 milhão de imunizantes disponibilizados para esta ação.
Desde o último dia 21 de outubro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou a distribuição das vacinas para as 28 Unidades Regionais de Saúde, atendendo às solicitações de cada um dos 853 municípios mineiros. A campanha tem como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos e oferece uma ampla variedade de imunizantes, incluindo as vacinas tríplice viral, hepatite B, HPV, febre amarela e poliomielite, entre outras.
Contudo, a SES-MG aponta algumas limitações no envio de vacinas pelo Ministério da Saúde. A vacina contra a varicela, por exemplo, está ausente na campanha em Minas devido à falta de envio suficiente pelo governo federal. Já a tríplice bacteriana (DTP) será substituída pela vacina pentavalente, conforme orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Nos últimos meses, a SES-MG recebeu 943.400 doses de vacinas contra a covid-19, que foram distribuídas gradualmente. As últimas remessas destinadas ao público infantil de até cinco anos foram distribuídas em julho, enquanto a população com idade a partir de 12 anos recebeu as últimas doses em setembro deste ano.
Segundo Eduardo Prosdocimi, subsecretário de Vigilância em Saúde de Minas Gerais, a campanha de multivacinação representa uma oportunidade essencial para recuperar as coberturas vacinais no estado. Ele ressaltou o esforço conjunto entre o governo estadual e federal para viabilizar essa distribuição ampla. “Essas vacinas já estão sendo distribuídas em todo o estado e as doses da vacina contra a covid-19 também serão prontamente entregues aos municípios,” afirmou.
O subsecretário ainda incentivou os pais e responsáveis a levarem seus filhos para a vacinação, destacando a importância da imunização de crianças e adolescentes para a proteção da saúde pública.