Homens se passam por funcionários do IBGE para aplicar golpes em Minas Gerais

Internet

O desafio de segurança pública é presente em várias cidade de Minas Gerais, desta vez, homens estão se fazendo passar por funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para aplicar golpes em Divinópolis. O alerta foi emitido pela Prefeitura na última quinta-feira (24), após denúncias de moradores.

De acordo com a Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad), os golpistas, três no total, foram vistos em bairros como Bom Pastor, Elisabeth Nogueira e Nações. Vestindo uniformes e portando crachás, eles alegaram estar prestando serviços para a prefeitura, solicitando informações sobre a presença de plantas nos lares e tentando adentrar as residências sob o pretexto de buscar focos de dengue.

Os relatos indicam que, em cada um dos bairros, os homens se apresentaram com nomes diferentes: um se identificou como Rodrigo no Nações, outro como Hugo no Bom Pastor e um terceiro como Edilson em Elisabeth Nogueira. Contudo, a direção do IBGE em Divinópolis confirmou que não há registros de funcionários com esses nomes.

Diante da gravidade das ocorrências, o IBGE já registrou um boletim de ocorrência para investigar o caso. Em resposta, a Prefeitura de Divinópolis orienta a população a ser cautelosa. Caso alguém se identifique como funcionário do IBGE, é recomendável solicitar a identificação do profissional e verificar sua autenticidade pelo site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800 721 8181.

Essa situação serve como um alerta para todos, reforçando a importância da vigilância e da verificação de informações em tempos em que golpes são cada vez mais comuns.

 

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.