Forjando a harmonia

Aqui nestas colunas que escrevo para o WebTerra exercito a magia da linguagem que seduz o leitor do início ao fim com um jeito poético, que reafirma minha admiração pelo estilo de escrita dos grandes escritores.

Fui forjado pelas experiências durante a vida, alcançando a harmonia que supera os contrários numa condição equilibrada de sermos realidade e aspiração, até chegarmos a uma lógica.

Sob essa moldura lembro dos artesãos que forjavam o ferro para produzir peças artesanais. A harmonia vêm das experiências e do bom senso numa conciliação entre os contraditórios.

A sabedoria e a experiência devem ser utilizadas em prol do bem estar das pessoas com a finalidade de demonstrarem o quanto é possível conciliar situações diversas, com o intuito de instigar a reflexão e aquecer o coração.

O grande milagre é que cada pessoa possui a sua individualidade de pensamentos, experiências, emoções, atitudes, momentos bons e menos bons, dons, talentos, ações, a sua própria essência única e irrepetível.

Contudo: através do amor, da compaixão, da serenidade e da compreensão, é possível conviver amigavelmente, em conjugação de ideias, enriquecendo ainda mais a forma de viver.

Para harmonizar a sua vida faça as pazes com tudo o que o cerca.

Estas colunas reveladoras de segredos, são como que um passar a limpo das visões e costumes do escritor.

Desvendar esses mistérios é ao mesmo tempo um exercício de compreensão para um resgate de si mesmo diante a vida.

O passado já aconteceu e não há nada que você possa fazer para desfazê-lo ou eliminá-lo

Sendo assim, para harmonizar a sua vida, toda vez que sentir que seu passado voltou a te assombrar, dê um passo à frente.

Então, para harmonizar a sua vida, amplie a sua visão sobre as coisas.

Nesse contexto, para harmonizar a sua vida, concentre-se na sua própria harmonia.

Não fique preso aos acontecimentos.

Essas palavras, partindo da sabedoria e de estudos universitários, que advém com a idade, revelam a ideologia que se faz representar através dos recursos adquiridos durante a vida.

Fizeram-me lembrar da dialética que é uma abordagem filosófica e metodológica que busca compreender a realidade por meio da análise das contradições e oposições inerentes a esta.

Originada na Grécia antiga, com figuras como Sócrates e Platão, ela foi significativamente desenvolvida por Hegel, que a concebeu como um processo de desenvolvimento através da tese, antítese e síntese.

Nesse contexto, a dialética não é apenas um método de argumentação, mas uma forma de entender a dinâmica do pensamento e da realidade, onde a mudança e o progresso surgem a partir da resolução de contradições.