A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática, por semana, de pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos com intensidade. Em uma ação desenvolvida pelo projeto Vida & Saúde em Montes Claros-MG, para mais de 140 pessoas, de 16 a 80 anos, da Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB), e seguindo os protocolos estabelecidos pela OMS, o foco é na redução dos riscos de adoecimento físico e mental.
Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LIE) e com o apoio da concessionária Eco135, a população de Montes Claros tem acesso a aulas gratuitas de ginástica, realizadas por um profissional qualificado, em núcleos espalhados pelo município.
Jânio Alessandro, técnico em Engenharia da Eco135, fala do incentivo por parte da concessionária. “É gratificante ajudar as pessoas com a ginástica. São trabalhos que desenvolvem o bem-estar e a saúde das pessoas. É muito gratificante pra gente da Eco135”, disse.
Para o professor Christian Ricardo, além da melhoria na saúde, o Vida & Saúde é uma oportunidade de socialização. “Essas pessoas nos procuraram aqui no Poliesportivo querendo mudar o estilo de vida. Elas precisam fazer uma atividade física, para controlar a diabete, hipertensão e doenças coronárias. Elas não se conheciam no bairro. Então, elas se socializam. O projeto funciona há dois anos, e elas gostam e se sentem fortes”, frisou.
“Minha vida mudou muito”
Maria Helena é professora e está na turma do Núcleo do Poliesportivo Tancredo Neves, segundo ela, é nítida a mudança. Ela espera, ainda, que as aulas continuem.
“Esse projeto é muito importante para mim. Há dois anos, frequento. Minha saúde mudou muito, minha qualidade de vida e meu sono. É uma alegria e uma diversão a gente vir e confraternizar. Para mim, está sendo maravilhoso em tudo. O professor é cativante, carismático e nos ajuda para termos uma melhor qualidade de vida”, disse.
Para realizar as tarefas do dia a dia, é preciso ter disposição. E ela foi adquirida durante o projeto pela doméstica Maria Zenith.
“Sinceramente, quando não venho, sinto falta. É uma grande alegria estar aqui pra gente. Muita diversão, encontro com os amigos, o professor é ótimo e muito bom. A gente não quer que pare. Se esse projeto acabar, vai ser ruim não só para mim, mas para os meus colegas também. Estamos todas firmes aqui participando certinho, e temos um professor bom que ajuda a gente”, falou.
Vida & Saúde
O projeto atende mais de 140 pessoas, de 16 a 80 anos, com aulas de ginástica. Executado durante 12 meses, o objetivo é oportunizar a prática esportiva sistematizada para idosos e contribuir para a redução da ociosidade, ajudar no fortalecimento do sistema imunológico, prevenir o aparecimento de doenças crônicas e também manter a mente saudável.
É desenvolvido pela AEESB via Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LIE) e tem o apoio da concessionária Eco135. A ação visa o desenvolvimento de idosos por meio do esporte, tendo como meta estimular a melhora na percepção corporal dos assistidos, bem como a qualidade de vida e bem-estar. As turmas são divididas em quatro núcleos, no matutino e noturno, com dias e horários específicos.
—
Sobre a Eco135 – A Eco135 administra os trechos das rodovias BR-135, MG-231 e LMG-754. São 363,95 quilômetros de extensão, a partir da BR-040, nas proximidades de Curvelo até o Município de Montes Claros. A BR-135 é um importante corredor viário de longa distância do País e integra a principal rota de interligação entre as regiões Sudeste/Sul e Nordeste. Durante os 30 anos de concessão, serão investidos mais de R$ 1,9 bilhão em obras. As principais melhorias previstas no contrato da Eco135 são a duplicação de 136 quilômetros da rodovia e a implantação de 110 quilômetros de faixas adicionais, sendo que 50% serão entregues nos cinco primeiros anos. Para mais informações acesse www.eco135.com.br.