A pílula do exercício: cientistas recriam os benefícios da atividade física em forma de cápsula

Pesquisadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, desenvolveram uma nova molécula que reproduz os benefícios metabólicos da prática de exercícios e do jejum. O estudo, publicado na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry, revelou que a substância, denominada LaKe, demonstrou resultados promissores em experimentos com camundongos. Os cientistas agora estão conduzindo testes em humanos para avaliar a segurança e eficácia desse potencial suplemento nutricional.

A molécula LaKe é capaz de simular o aumento de lactatos e cetonas no corpo, compostos que são normalmente elevados durante o exercício intenso e a restrição calórica. Esses elementos atuam como fonte de energia para as células e ajudam na diminuição de ácidos graxos livres, promovendo saciedade e outros benefícios à saúde. Segundo o professor Thomas Poulsen, um dos autores do estudo, o composto coloca o corpo em um estado metabólico equivalente ao de correr 10 quilômetros em jejum, sem os efeitos colaterais normalmente associados a dietas extremas.

O campo de pesquisas que busca imitar os efeitos dos exercícios por meio de moléculas não é novo, mas vem avançando significativamente. Outro exemplo recente é o fármaco SLU-PP-332, testado por universidades nos Estados Unidos. Esse medicamento atua em proteínas responsáveis por ativar o metabolismo de músculos e coração, levando à queima de gordura em camundongos sem que haja a necessidade de aumentar a prática de atividades físicas. No estudo, os animais perderam peso e reduziram o acúmulo de gordura corporal.

Com resultados iniciais encorajadores, os cientistas acreditam que essas substâncias podem ser uma alternativa para pessoas que têm dificuldade em manter uma rotina de exercícios e dietas rigorosas. Além disso, suplementos como o LaKe podem beneficiar indivíduos com problemas de saúde que dificultam a prática de atividades físicas, oferecendo uma nova abordagem para melhorar o metabolismo e promover a recuperação.