Montes Claros amplia campanha de vacinação contra a dengue para jovens de 10 a 19 anos

Montes Claros intensifica a vacinação contra a dengue, buscando aumentar a adesão entre jovens e adolescentes. A campanha, que segue as diretrizes do Ministério da Saúde, inicialmente tinha como público-alvo indivíduos de 10 a 14 anos. No entanto, devido à baixa procura pelo imunizante, a faixa etária foi estendida até 19 anos. Atualmente, estima-se que […]
Foto: Divulgação

Montes Claros intensifica a vacinação contra a dengue, buscando aumentar a adesão entre jovens e adolescentes. A campanha, que segue as diretrizes do Ministério da Saúde, inicialmente tinha como público-alvo indivíduos de 10 a 14 anos. No entanto, devido à baixa procura pelo imunizante, a faixa etária foi estendida até 19 anos.

Atualmente, estima-se que cerca de 30 mil jovens estão na faixa etária recomendada para a vacinação na cidade, mas apenas 3.141 já receberam a primeira dose. “Tivemos uma adesão muito baixa para a vacinação contra a dengue. Analisando os dados epidemiológicos do município, constatamos que a faixa etária com maior risco de hospitalização devido a agravamentos da dengue é a de 10 a 19 anos”, ressalta Jaceilde Nunes, enfermeira e referência técnica em imunização.

A preocupação com a baixa adesão é reforçada por especialistas em saúde pública, que alertam para a possibilidade de uma nova onda de dengue no final deste ano. Para garantir a proteção, crianças, adolescentes e jovens devem comparecer a uma unidade de vacinação, acompanhados pelos responsáveis (para aqueles com menos de 18 anos), e portando documentos pessoais, cartão do SUS e cartão de vacina. A vacina está disponível em todas as salas de vacinação do município, incluindo o Vacimóvel.


É importante lembrar que, para aqueles que já contraíram dengue, é necessário aguardar um intervalo de seis meses antes de se vacinar novamente.

Com a ampliação da faixa etária para a vacinação, a expectativa é de que mais jovens se mobilizem para se proteger contra a dengue, contribuindo para a saúde pública da cidade.

Leila Santos é jornalista graduada pela Funorte, com sólida experiência em comunicação. Atuou como editora-chefe e possui passagens por emissoras de TV, assessorias de imprensa, agências de publicidade e veículos digitais. Atualmente, integra o Portal Webterra, onde alia técnica, ética e compromisso à produção de conteúdos jornalísticos de qualidade. Leitora dedicada e engajada em causas sociais, conduz seu trabalho com sensibilidade, responsabilidade e credibilidade.