Crianças e adolescentes já podem tomar vacina contra a dengue pelo SUS

Foto: Divulgação/Redes Sociais

A vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 21 de dezembro de 2023. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde.

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Em 2024, o público-alvo da vacina são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária com o maior número de hospitalizações por dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

A vacina deve ser administrada por via subcutânea, pois não há estudos que comprovem a segurança e a efetividade da vacina em outras vias.

A vacina Qdenga, oferecida pelo SUS, tem as seguintes contraindicações: Gestantes, Lactantes, Pessoas com imunodeficiência.

A vacina Dengvaxia, do laboratório francês Sanofi-Pasteur, não foi incorporada ao SUS porque só pode ser utilizada por pessoas que já tiveram dengue.

Vacinação contra a dengue em Porto Alegre – Foto: Cristine Rochol/PMPA/Divulgação

A vacinação tem ocorrido aquém do esperado, a informação de incorporação ao PNI – SUS não é de conhecimento de todos.

Devemos vacinar ao menos as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos, que têm direito ao imunizante, gratuitamente, porque os períodos de chuvas estão chegando e com ele a rápida elevação no número de casos de dengue.

Para tomar a vacina contra a dengue em Montes Claros, o processo é igual às outras. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças e adolescentes aos centros de saúde e salas de vacinas dos shoppings da cidade, como explica o médico pediatra Dr. Arlen Santiago Neto:

“O direito e administração da vacina ocorrem da mesma maneira de todas as outras vacinas do PNI, desde o nascimento. Nos mesmos centros de saúde ou salas de vacina”, afirma o Dr. Arlen Santiago Neto.