Eleições 2024: saiba o que pode e o que não pode fazer no dia da votação

Neste domingo (6), milhões de brasileiros irão às urnas para decidir o futuro de suas cidades, escolhendo prefeitos e vereadores. Mas, além de saber em quem votar, é fundamental estar por dentro das regras que regulam o comportamento dos eleitores no dia da votação. Afinal, o que pode ou não ser feito no dia da […]

Neste domingo (6), milhões de brasileiros irão às urnas para decidir o futuro de suas cidades, escolhendo prefeitos e vereadores. Mas, além de saber em quem votar, é fundamental estar por dentro das regras que regulam o comportamento dos eleitores no dia da votação. Afinal, o que pode ou não ser feito no dia da eleição?

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores podem expressar seu apoio a candidatos, partidos ou coligações, desde que de forma individual e silenciosa. Vale usar bandeiras, broches, adesivos e camisetas. Mas atenção: qualquer tipo de aglomeração com pessoas uniformizadas ou uso de som para promover um candidato é proibido.

Além disso, o TSE reforça que o sigilo do voto é sagrado. Por isso, celulares, câmeras ou qualquer dispositivo que comprometa esse segredo são vetados dentro da cabine de votação. O aparelho deve ser deixado com os mesários, sob pena de configurar crime eleitoral.


A tão temida boca de urna também continua sendo uma prática ilegal. Persuadir ou tentar influenciar eleitores no dia da votação pode resultar em multa e até prisão. A distribuição de material de campanha, como panfletos e santinhos, é proibida nas proximidades dos locais de votação.

Veja abaixo a lista de todos os candidatos a eleição em Montes Claros – MG, com os nomes, partidos, números de urna e a situação da candidatura.

Para evitar complicações, é essencial seguir as orientações e garantir que o processo eleitoral ocorra de forma democrática e tranquila. Fique atento, exerça sua cidadania e vote com consciência!

Leila Santos é jornalista graduada pela Funorte, com sólida experiência em comunicação. Atuou como editora-chefe e possui passagens por emissoras de TV, assessorias de imprensa, agências de publicidade e veículos digitais. Atualmente, integra o Portal Webterra, onde alia técnica, ética e compromisso à produção de conteúdos jornalísticos de qualidade. Leitora dedicada e engajada em causas sociais, conduz seu trabalho com sensibilidade, responsabilidade e credibilidade.