A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é considerada um distúrbio gastrointestinal com a presença de dor, distensão abdominal e hábito intestinal desregulado – constipação e/ ou diarreia. Esses sintomas estão frequentemente associados ao consumo de:
- leite e derivados;
- trigo;
- grãos como feijão e temperos picantes.
O questionamento sobre o que pode ser consumido na SII é algo frequente, e a resposta não é tão simples! O manejo da dieta depende da análise individual dos sintomas e possíveis gatilhos, ou seja, o que desencadeia o processo de desconforto.
A literatura científica nos mostra que alimentos ricos em carboidratos simples que são facilmente fermentáveis estão associados a crises na SII, portanto, uma dieta baixa em FODMAPs parece ser indicada nesses casos.
FODMAPs são carboidratos simples – mono, dissacarídeos, oligossacarídeos e polióis altamente fermentáveis, que podem ser de difícil digestão para muitas pessoas. Alimentos ricos em FODMAPs são: mel, agave, maçã, pera, manga, aspargos, cereja, melancia, leite cebola, alho, alho poró, chicória, feijão, lentilha, grão de bico, e alimentos com xilitol, manitol e sorbitol.
Nesse tipo de estratégia (LOW FODMAPs), alimentos como alface, espinafre, abobrinha, cenoura, tomate, banana, uva, kiwi, maracujá, itens sem lactose ou laticínios fermentados, produtos isentos de glúten, carnes, peixe, frango e tofu podem ser consumidos por terem baixo teor de FODMAPs.
📲 Dúvidas? Agende sua consulta! (38)991283481