Encerramento do Setembro Dourado terá triagem oncológica e uma manhã de conscientização e atividades solidárias no Parque Municipal Milton Prates

Foto: Parque Milton Prates / Andre Senna

A Fundação Sara e a clínica pediátrica NeoKids promovem, neste domingo (29), o encerramento do Setembro Dourado, campanha que reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. O evento será realizado no Parque Municipal Milton Prates, em Montes Claros, das 8h às 12h, e promete atrair famílias para uma manhã de conscientização e atividades solidárias.

A ação faz parte de uma série de eventos ao longo do mês de setembro, cujo objetivo é educar a população sobre os sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes. Oncopediatras estarão presentes para realizar triagens e identificar possíveis sinais da doença, além de encaminhar casos suspeitos para avaliações médicas detalhadas.

Segundo os organizadores, a campanha é crucial para alertar sobre a necessidade de se detectar precocemente o câncer infantil, uma vez que as chances de cura podem chegar a 80% quando o diagnóstico é feito em estágios iniciais e seguido por tratamento adequado em centros especializados.

Prato Solidário na reta final

Outra ação importante que entra em sua fase final é o Prato Solidário, que arrecada fundos para a construção de um hospital dedicado ao tratamento de crianças com câncer. A campanha, que envolve 22 restaurantes de Montes Claros, destina 15% da receita de pratos especiais para a causa. Guilherme Barbosa, influenciador digital e administrador da página @vaipraondemoc, é o embaixador oficial da campanha deste ano, e tem ajudado a promover a iniciativa nas redes sociais.

Até o dia 30 de setembro, quem for a um dos restaurantes participantes poderá escolher um prato solidário e contribuir diretamente com o projeto. A Fundação Sara destaca que essa é a última chance do público participar, saboreando uma refeição enquanto ajuda a transformar a realidade de centenas de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer.

Sobre a Fundação Sara

Criada em 1998 pelos pais da pequena Sara, que lutou contra o câncer por dois anos, a Fundação Sara oferece apoio às famílias de crianças e adolescentes diagnosticados com câncer em Montes Claros e Belo Horizonte. Além de oferecer hospedagem e assistência social para as famílias durante o tratamento, a instituição também atua na promoção do diagnóstico precoce na região. Em 26 anos de atuação, já são mais de 1.600 famílias beneficiadas.

A Fundação foi reconhecida nacionalmente pela Rede Filantropia como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil e recentemente recebeu o Prêmio Integridade do Ministério Público de Minas Gerais, atestando sua atuação transparente e eficiente na luta contra o câncer infantojuvenil.

Para mais informações sobre o Setembro Dourado e o Prato Solidário, basta acessar www.fundacaosara.org.br ou visitar as redes sociais da instituição.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.