Inmet emite alerta de tempo seco para Montes Claros e outras cidades do Norte de Minas

Mais de 300 municípios mineiros, incluindo Montes Claros, estão sob alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quinta-feira (19). O aviso, que vai das 11h às 21h, alerta para níveis críticos de umidade do ar, entre 20% e 30%, o que pode causar problemas de saúde e aumentar o risco de incêndios florestais. […]

Mais de 300 municípios mineiros, incluindo Montes Claros, estão sob alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quinta-feira (19). O aviso, que vai das 11h às 21h, alerta para níveis críticos de umidade do ar, entre 20% e 30%, o que pode causar problemas de saúde e aumentar o risco de incêndios florestais.

Com termômetros podendo chegar a 39ºC em várias regiões do estado, a baixa umidade do ar provoca sintomas como ressecamento da pele, desconforto nos olhos e na garganta. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices de umidade abaixo de 60% são considerados prejudiciais à saúde humana.

Para enfrentar o tempo seco, recomenda-se o aumento na ingestão de líquidos, evitar atividades físicas ao ar livre, principalmente nos horários mais quentes, e utilizar hidratantes e umidificadores de ambiente.

O alerta é válido para cidades como Montes Claros, Janaúba, Bocaiúva, Pirapora, e muitas outras do Norte de Minas, além de várias no Triângulo Mineiro e Sul de Minas.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão à disposição para mais orientações, pelos números 199 e 193, respectivamente.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte, Leila tem ampla experiência na comunicação, atuando como editora-chefe de redação, além de passagens por televisão, assessorias de imprensa, agências de publicidade e jornais online. Atualmente, integra a equipe do Portal Webterra, onde alia expertise e compromisso para entregar conteúdos precisos e relevantes. Leitora voraz e engajada em causas sociais, Leila mantém seu trabalho guiado pela ética e excelência jornalística.