Defesa Civil de Minas Gerais promove inclusão da comunidade surda em ações de prevenção

No contexto do Setembro Azul, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) está realizando uma série de palestras para integrar a comunidade surda ao Sistema Estadual de Defesa Civil e às medidas de autoproteção em situações de risco e desastres naturais. A iniciativa, que começou no dia 1º de setembro e vai até o fim do mês, reforça a importância da inclusão e da resiliência diante de adversidades.

As palestras, realizadas em todo o estado com o auxílio de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), abordam temas como o papel da Defesa Civil, dicas de autoproteção e a necessidade de estar preparado para agir em desastres naturais. A ação é especialmente simbólica em setembro, mês marcado por datas importantes para a comunidade surda, como o Dia Internacional da Língua de Sinais (23/9), o Dia Nacional do Surdo (26/9) e o Dia Internacional do Surdo (30/9).

Para o coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, coordenador estadual de Defesa Civil, a iniciativa vai além da promoção da cultura de prevenção: “Todos têm o direito de aprender sobre como se proteger diante de uma situação de risco ou adversidade, e incluir a comunidade surda é fundamental para enfrentarmos esse desafio de forma conjunta e eficaz.”

Experiências de sucesso

A ação tem gerado impacto positivo tanto para os profissionais envolvidos quanto para os participantes. O sargento Hemerson Silva, agente da 6ª Região de Defesa Civil, que engloba Lavras e cidades vizinhas, destacou a importância da inclusão: “Foi uma experiência fantástica. Instruir a comunidade surda foi enriquecedor. Trabalho com defesa civil há quatro anos, e essa iniciativa inclusiva marcou minha carreira.”

Rita de Cássia Marinho, professora e primeira presidente da Associação dos Surdos de Lavras, compartilhou sua experiência transformadora: “Assistir à palestra em Libras sobre autoproteção e defesa civil foi incrível. Senti que a inclusão faz a diferença, trazendo informações essenciais de forma acessível e clara. Foi um momento de aprendizado valioso para mim e minha comunidade”, finaliza.

 

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.