38ª edição do Psiu Poético anuncia programação oficial

A 38ª edição do Festival Psiu Poético já tem sua programação divulgada. Promovido pelo Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, o evento conta com o apoio da Prefeitura e acontecerá entre os dias 4 e 12 de outubro, no Centro Cultural Hermes de Paula e outros pontos da cidade. O tema deste ano, “Rumo […]
Fotos: Fábio Marçal/Ascom Prefeitura

A 38ª edição do Festival Psiu Poético já tem sua programação divulgada. Promovido pelo Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, o evento conta com o apoio da Prefeitura e acontecerá entre os dias 4 e 12 de outubro, no Centro Cultural Hermes de Paula e outros pontos da cidade. O tema deste ano, “Rumo aos 40”, faz referência à proximidade dos 40 anos de existência do festival, que será comemorado em 2026.

A abertura do festival será no Dia Municipal da Poesia, 4 de outubro, às 8h, com o “Despertar Poético”, um cortejo de poetas, músicos, atores, professores e estudantes pelas ruas da cidade. No mesmo dia, o público poderá visitar a Mostra Internacional de Arte Postal, assinada pelo artista Ton Coutinho, com entrada gratuita.

À noite, será realizada a cerimônia oficial de abertura, com homenagens aos artistas Anatália Moreira Freire e Hamilton Ferreira Silva. A programação também inclui o lançamento dos livros “O Efeito das Musas” de João Duque e “O que aconteceu em Montes Claros” de João Balaio, além de apresentações culturais.


Como tradição, o Psiu Poético 2024 prestará homenagem a seis poetas que contribuem para a cena literária nacional: Jorge Emil, Carlos Barroso, Anatália Moreira Freire, Amanna Nunes Brito, Hamilton Ferreira da Silva e Tino Gomes.

Leila Santos é jornalista graduada pela Funorte, com sólida experiência em comunicação. Atuou como editora-chefe e possui passagens por emissoras de TV, assessorias de imprensa, agências de publicidade e veículos digitais. Atualmente, integra o Portal Webterra, onde alia técnica, ética e compromisso à produção de conteúdos jornalísticos de qualidade. Leitora dedicada e engajada em causas sociais, conduz seu trabalho com sensibilidade, responsabilidade e credibilidade.