Nova lei em Minas Gerais fortalece defesa de idosos contra golpes financeiros

O Governo de Minas Gerais sancionou uma nova lei voltada para a proteção dos idosos contra golpes financeiros. O projeto, aprovado como Lei 176/2023, incentiva bancos e instituições financeiras a realizarem campanhas permanentes de conscientização. A ideia é alertar e informar essa parcela da população sobre os tipos mais comuns de fraudes, oferecendo orientações claras sobre como agir em caso de tentativas ou golpes consumados.

A iniciativa, proposta pela ex-deputada e atual secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, tem como foco a educação preventiva. “Essa é uma conquista importante para Minas Gerais, e, juntos, vamos continuar avançando na proteção dos nossos idosos, garantindo sempre um estado mais seguro para todos”, destacou o governador Romeu Zema.

Agora sancionada, a lei promove um diálogo contínuo entre o governo estadual, instituições bancárias e financeiras, visando criar campanhas educativas regulares que reforcem a segurança dos idosos, segmento da população especialmente vulnerável a crimes financeiros. A meta é garantir que os idosos tenham mais tranquilidade e segurança em seu cotidiano.

De acordo com o Censo de 2022, Minas Gerais é o terceiro estado brasileiro com o maior número de idosos. Cerca de 12,4% da população tem 65 anos ou mais, o que torna ainda mais relevante a aplicação de medidas como esta, que visa a proteger essa faixa etária de fraudes e golpes.

Mais informações: Telefone: (31) 98312-5259 (plantão Sedese)
Assessoria de Comunicação da Sedese: comunicacao@social.mg.gov.br
Entrevista com: Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.