A manutenção e melhoria contínua das redes elétricas são fundamentais para garantir a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia. A Cemig, com mais de 540 mil quilômetros de linhas de distribuição, realiza diariamente cerca de 160 intervenções planejadas, totalizando 4,9 mil manobras mensais. Esses trabalhos são essenciais para que mais de 9 milhões de clientes possam contar com um serviço eficiente e seguro.
Embora a Cemig busque realizar os serviços sem interromper o fornecimento de energia, em alguns casos, por questões de segurança, o desligamento da rede é necessário. O engenheiro Rodrigo Pereira, do Centro de Operação da Distribuição, explica que os desligamentos programados são fundamentais para garantir a segurança dos clientes e dos trabalhadores. “Realizamos as manutenções, melhorias e expansões da rede sempre buscando o menor impacto para os consumidores. Quando o desligamento é inevitável, a Cemig comunica previamente os clientes afetados”, esclarece.
A comunicação das interrupções programadas é feita com antecedência mínima de 72 horas, garantindo que os consumidores possam se organizar. Para isso, a atualização cadastral é essencial, pois permite o recebimento das notificações por e-mail, uma forma prática e segura de obter essas informações.
Além disso, a Cemig intensifica os serviços programados durante o período seco, de abril a outubro, quando as condições climáticas são mais favoráveis. Isso contribui para fortalecer a rede elétrica antes da chegada das chuvas, aumentando sua confiabilidade. Em situações de desligamento, a empresa também pode utilizar geradores para minimizar os impactos, principalmente em áreas que prestam serviços essenciais, como hospitais e concessionárias de água e esgoto.
Manter os dados atualizados junto à Cemig traz benefícios como o recebimento rápido e direto de avisos de interrupções, permitindo que os clientes estejam sempre informados sobre os serviços e possam planejar suas atividades com antecedência. A atualização pode ser feita por meio do aplicativo Cemig Atende, no site da empresa ou em postos de atendimento.
Essas ações demonstram o compromisso com a qualidade do serviço e o bem-estar de seus consumidores, assegurando que as manutenções sejam feitas de forma eficiente e com o mínimo de transtornos.