O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (9) um alerta laranja para baixa umidade em 11 estados brasileiros, incluindo Minas Gerais, e no Distrito Federal. O aviso inclui mais de 1.700 cidades, sendo 129 em Minas. Esse alerta, que anteriormente era amarelo, foi elevado para laranja devido à intensificação das condições de baixa umidade.
De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar nas regiões afetadas deve oscilar entre 12% e 20%, o que aumenta o risco de incêndios florestais e representa uma ameaça à saúde, como problemas respiratórios e dores de cabeça. Com a mudança do alerta, a situação passa de “potencial perigo” para “perigo”.
Além de Minas Gerais, os estados sob o alerta são Distrito Federal, Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Paraná, São Paulo e Maranhão. Em algumas áreas, a umidade pode ficar abaixo de 12%.
Também foi emitido um alerta amarelo de “perigo potencial” para baixa umidade nos estados do Acre, Amazonas, Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul, onde a umidade deve variar entre 20% e 30%.
A baixa umidade causa ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. Recomenda-se o consumo frequente de água, evitar exposição prolongada ao sol durante as horas mais quentes do dia e reduzir a prática de atividades físicas intensas. Além disso, o uso de hidratantes e umidificadores de ambiente pode ajudar a aliviar os sintomas.
Alerta de ondas de calor
O Inmet também emitiu um alerta para ondas de calor em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e partes de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Até quinta-feira (12), as temperaturas nessas regiões podem ficar até 5°C acima da média.