Baixa umidade: Inmet emite alerta laranja para Minas e outros dez estados

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (9) um alerta laranja para baixa umidade em 11 estados brasileiros, incluindo Minas Gerais, e no Distrito Federal. O aviso inclui mais de 1.700 cidades, sendo 129 em Minas. Esse alerta, que anteriormente era amarelo, foi elevado para laranja devido à intensificação das condições de baixa umidade.

De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar nas regiões afetadas deve oscilar entre 12% e 20%, o que aumenta o risco de incêndios florestais e representa uma ameaça à saúde, como problemas respiratórios e dores de cabeça. Com a mudança do alerta, a situação passa de “potencial perigo” para “perigo”.

Além de Minas Gerais, os estados sob o alerta são Distrito Federal, Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Paraná, São Paulo e Maranhão. Em algumas áreas, a umidade pode ficar abaixo de 12%.

Também foi emitido um alerta amarelo de “perigo potencial” para baixa umidade nos estados do Acre, Amazonas, Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul, onde a umidade deve variar entre 20% e 30%.

A baixa umidade causa ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. Recomenda-se o consumo frequente de água, evitar exposição prolongada ao sol durante as horas mais quentes do dia e reduzir a prática de atividades físicas intensas. Além disso, o uso de hidratantes e umidificadores de ambiente pode ajudar a aliviar os sintomas.

Alerta de ondas de calor

O Inmet também emitiu um alerta para ondas de calor em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e partes de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Até quinta-feira (12), as temperaturas nessas regiões podem ficar até 5°C acima da média.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.