A partir do dia 9 de setembro, professores de todo o Brasil poderão se inscrever no Global Goals Educa – Conectando para Transformar Vidas, a maior iniciativa educacional do país voltada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O projeto, totalmente gratuito, pretende capacitar mais de 150 mil educadores, transformando-os em agentes de mudança dentro de suas comunidades escolares. Organizado pela NTICS Projetos, empresa do Grupo Nest, e patrocinado pela Áster Máquinas, concessionária John Deere, o programa colabora com as metas do Pacto Global da ONU.
O objetivo do Global Goals Educa é criar uma reação em cadeia de impacto positivo, incentivando professores a engajarem seus alunos em projetos voltados para os ODS, como sustentabilidade, inclusão e redução de desigualdades. A proposta visa, ainda, transformar a educação no Brasil, alinhando-se a diretrizes internacionais.
Segundo Ana Xavier, CEO da NTICS Projetos, o programa valoriza o papel central dos professores na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. “Capacitar os professores para aplicar os ODS nas salas de aula não só empodera os educadores, mas também transforma os alunos e suas comunidades”, destaca.
O Global Goals Educa aborda temas globais como mudanças climáticas, inclusão da sustentabilidade nos currículos escolares e soluções para problemas locais. A iniciativa também atende à Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/1999), que defende a inclusão de temas ambientais em todos os níveis da educação básica. Luiz Piccinin, presidente da Áster Máquinas, reforça que a responsabilidade pelas mudanças sociais e ambientais não é só dos governos: “A sociedade civil também pode e deve buscar soluções coletivas para esses desafios”.
O ator e escritor Luigi Baricelli, embaixador do projeto, apoia a ação para aumentar sua visibilidade.
Certificação Internacional e Prêmios para Professores
Com uma carga horária de aproximadamente 50 horas, o curso será oferecido online, com aulas ao vivo e gravadas, ministradas por mestres e doutores em áreas como educação, gestão e desenvolvimento humano. O Eduardo Farah, pesquisador de autoconhecimento e mindfulness, enfatiza que o diferencial da formação é o contato com uma equipe multidisciplinar que ajuda a desenvolver habilidades sociais e técnicas.
As atividades do curso serão divididas em módulos teóricos e práticos, onde os professores, sob orientação dos tutores, desenvolverão projetos com seus alunos para resolver problemas da comunidade escolar. Os projetos serão avaliados por uma banca de jurados que considerará critérios como engajamento dos alunos e impacto na escola e no entorno. No final do primeiro semestre de 2025, os 10 melhores projetos serão premiados.
Os professores vencedores ganharão uma viagem com todas as despesas pagas para Bonito (MS), uma das regiões de maior preservação ambiental do Brasil, onde poderão aprender mais sobre os ODS com agentes ambientais.
Para mais informações e regulamento da premiação, acesse: https://globalgoalseduca.com.br