Por meio de emenda do deputado estadual Alencar da Silveira, crianças e adolescentes de Montes Claros têm escolinha gratuita de vôlei

Desde abril de 2024, crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 15 anos de ambos os sexos, participam das Escolinhas de Voleibol Montes Claros, da Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB). São 120 assistidos, divididos em dois núcleos da iniciativa, que é executada a partir da emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual, Alencar da Silveira Jr. (PDT), via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) e tem o apoio da Prefeitura de Montes Claros.

As aulas são ministradas no Poliesportivo Tancredo Neves (Monte Carmelo), e no Ginásio da Escola Técnica (Bairro Alto São João). “Quero agradecer ao Andrey por dar esta possibilidade de deixar uma emenda para a escolinha de vôlei em Montes Claros. Abraço para o Andrey, e vamos continuar trabalhando por um vôlei ainda melhor em Montes Claros”, frisou o deputado Alencar.

Professor no núcleo do Poliesportivo, o técnico Mateus Braulino, explica como funciona as atividades.

“É um projeto dedicado ao ensino e aprimoramento das habilidades de crianças e adolescentes. Nas aulas, são desenvolvidos fundamentos técnicos e táticos do voleibol, garantindo que cada aluno tenha uma compreensão sólida das regras. Além disso, incorporamos exercícios aeróbicos e diversas brincadeiras, que não só ajudam a melhorar a condição física, mas torna o aprendizado mais divertido e envolvente”, descreveu.

Andrey é um dos alunos e conta como tem sido aprender sobre a modalidade. “Participar das Escolinhas de Vôlei foi uma das melhores coisas que já fiz. Tenho melhorado meus fundamentos e várias coisas necessárias para jogar o vôlei”, contou.

Já o treinador Rafael Malveira, do Núcleo da Escola Técnica, destaca o papel formador da proposta na vida dos meninos e meninas. “A gente trabalha a iniciação esportiva e socialização. Inserimos crianças, de 10 a 15 anos, no esporte, que é desenvolvido a parte social, esportiva e a integração do aluno na sociedade. Tirando, muitas vezes, as crianças da rua”, disse.

O pequeno Otávio já sabe que praticar esporte tem benefícios para a saúde. “Esse projeto, atualmente, tem sido muito bom. O meu desenvolvimento no vôlei tem sido muito bom. Na parte social, tenho feito muitas amizades. É um projeto incrível feito para jovens, que continue por muito mais tempo para várias outras crianças. E, assim, elas possam sair dos celulares e ter uma integração com o esporte”, falou.

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.