Um levantamento recente da Emater-MG revelou que Minas Gerais abriga 32.615 agroindústrias familiares, espalhadas por 737 municípios do estado. Essas unidades, responsáveis pelo processamento de alimentos, produzem mais de 148 mil toneladas anuais. De acordo com o estudo, 98,1% dessas agroindústrias são de propriedade individual, ou seja, pertencem a uma única família.
O levantamento, parte do sistema *Safra Agroindústria*, visa proporcionar uma visão detalhada da produção e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região. “Essa ferramenta facilita a criação de políticas públicas mais eficazes e direcionadas ao crescimento e sustentabilidade das pequenas agroindústrias”, explica Laura Peres de Castro Penna, coordenadora do levantamento.
Entre os destaques estão as agroindústrias familiares de laticínios, que somam 11.332 unidades, produzindo queijos artesanais, iogurtes e outros derivados do leite. A produção de mandioca também ocupa um espaço expressivo, com 5.647 unidades, seguidas pelas agroindústrias de cana-de-açúcar, que contam com 3.696 estabelecimentos.
O estudo também destacou a crescente profissionalização dessas agroindústrias, com apoio técnico contínuo da Emater-MG em áreas como boas práticas agropecuárias, gestão e rotulagem. Essa qualificação tem sido essencial para o desenvolvimento de projetos e expansão dos negócios.
Em Queluzito, por exemplo, a produtora Ligiane Copati de Almeida, após deixar a enfermagem, montou com o marido um laticínio que processa 400 litros de leite por semana para fabricar iogurtes artesanais. O empreendimento, que conta com habilitação sanitária, cresceu com o suporte da Emater-MG, e a produtora agora planeja investir em novos equipamentos para aumentar a produção.
A plataforma de vendas on-line ÉdoCampo, lançada pela Emater-MG no final de 2023, também tem sido um canal importante para a comercialização dos produtos dessas agroindústrias. Com cerca de 470 itens à venda, a plataforma conecta diretamente os produtores mineiros aos consumidores, ampliando as possibilidades de vendas para a agricultura familiar.