O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRVL) já começou a ser cobrado para veículos com placas com finais 1, 2 e 3. Os donos precisam estar com o documento regularizado. A cobrança começou a valer a partir desse domingo (1°).
Durante uma fiscalização, os motoristas podem apresentar o CRLV impresso ou em formato digital, através do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”.
Para veículos que possuem placas com finais 4, 5 ou 6, os proprietários podem regularizar o documento até o dia 31 de setembro. Já aqueles com final de placa 7 ,8,9 ou 0, a regularização pode ser feita até 31 de outubro.
Para a pessoa ter acesso ao documento do CRLV 2024, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) precisa estar quitado, além do seguro obrigatório, a taxa de renovação do licenciamento anual do veículo e multas, caso houver. O veículo também não poderá ter restrições, sejam judiciais ou administrativas.
Os interessados em saber se existe alguma pendência na documentação de seu veículo, basta acessar o mutirão virtual do governo.
Se estiver tudo quitado, o motorista poderá imprimir o certificado. Caso prefira, o documento também pode ser visualizado no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”.
Documentação atrasada
Para os que estiverem com dívidas da documentação e forem flagrados durante fiscalização, receberão multa de R$ 293,00. Além disso, o veículo também é removido para um pátio credenciado, podendo ser retirado apenas depois do pagamento das dívidas. O atraso do pagamento de documentação referente ao veículo é considerado uma infração gravíssima, na qual o motorista será autuado com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).