Motoristas de Minas podem fazer defesa da suspensão da CNH online

Motoristas registrados em Minas Gerais agora têm a facilidade de apresentar sua defesa contra a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela internet. A Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) digitalizou esse processo, eliminando a necessidade de deslocamento até as unidades de atendimento presenciais.

Além da defesa, o serviço de renúncia ao direito de defesa também foi digitalizado. Outra novidade é que não é mais preciso entregar a CNH física para iniciar o cumprimento de penalidades de suspensão ou cassação. Essa mudança visa proporcionar mais praticidade aos condutores, que podem realizar todos os procedimentos diretamente no site da CET-MG (www.transito.mg.gov.br).

Lucas Vilas Boas, chefe de Trânsito de Minas Gerais, reforça que essas inovações estão alinhadas ao objetivo do Governo de Minas de desburocratizar e facilitar o acesso aos serviços públicos: “A digitalização gera eficiência e comodidade para o cidadão, que pode resolver suas pendências de trânsito de forma rápida, sem sair de casa”.

A defesa do processo administrativo pode ser feita em até 30 dias após a notificação oficial. Já para renunciar ao direito de defesa, o condutor também pode seguir o procedimento online. O cumprimento da penalidade será controlado digitalmente, dispensando o recolhimento físico da CNH.

Essas mudanças fazem parte de um esforço maior de modernização, financiado pelo BNDES, com foco em agilizar os serviços de trânsito e garantir maior eficiência no atendimento.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.