O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) ofertará 200 vagas para o curso gratuito de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Microempreendedor Individual (MEI), conforme o Edital nº 755/2024. São 40 vagas em cada uma das seguintes cidades: Buritizeiro, Couto de Magalhães, Januária, Juvenília e São Francisco. As inscrições, que são gratuitas, começam no próximo dia 26 de agosto e terminam no dia 1º de setembro de 2024.
Para se inscrever, os candidatos devem atender a alguns requisitos mínimos. É necessário ser estudante matriculado em um Centro Educacional ou Escola Estadual vinculada à FUCAM ou ser trabalhador ou pessoa em situação de vulnerabilidade social atendida pela instituição. Além disso, é exigida a idade mínima de 16 anos e a conclusão do Ensino Fundamental I. O público em geral também pode se inscrever, desde que cumpra os requisitos de idade e escolaridade, mas a matrícula será condicionada à disponibilidade de vagas após a convocação do público prioritário.
Não haverá prova de seleção. Caso o número de pré-matrículas seja maior que o número de vagas, será realizado sorteio público no dia 04/09/2024, às 15h. Os alunos selecionados terão direito a uma bolsa de assistência estudantil para transporte e alimentação, no valor de R$3,00 por hora de curso. A bolsa será proporcional à carga horária cumprida e comprovada pela frequência nas aulas.
Clique aqui e acesse o Edital nº 755/2024 – Seleção de estudantes para o curso de Microempreendedor Individual (MEI) nas cidades de Buritizeiro, Couto de Magalhães, Januária, Juvenília e São Francisco.
O curso de Microempreendedor Individual tem carga horária total de 180 horas, com aulas expositivas, dialogadas e práticas, visando à formalização e aprimoramento de pequenos negócios. A capacitação será ofertada de segunda a sexta-feira no período noturno, podendo haver aulas aos sábados e na modalidade a distância, conforme o regulamento do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do IFNMG.
O projeto é um convênio com a Fundação Caio Martins – FUCAM, que vem ao longo da sua história, ofertando educação básica e formação voltada às práticas no campo para crianças, adolescentes e adultos em condições de vulnerabilidade social. Os cursos serão ofertados nos Centros Educacionais e Escolas Estaduais vinculadas à FUCAM. As ofertas de vagas para o curso MEI visam atender cidadãos proporcionando a oportunidade de regularizar suas atividades laborativas e ainda, a formalização e o aprimoramento do seu próprio negócio.
O início do curso está previsto para setembro de 2024, com a possibilidade de algumas aulas práticas serem realizadas durante o período diurno. As aulas acontecerão nos Centros Educacionais e Escolas Estaduais vinculadas à FUCAM.