IFNMG oferta 200 vagas para curso de Microempreendedor Individual em São Francisco, Januária, Couto de Magalhães, Buritizeiro e Juvenília

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) ofertará 200 vagas para o curso gratuito de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Microempreendedor Individual (MEI), conforme o Edital nº 755/2024. São 40 vagas em cada uma das seguintes cidades: Buritizeiro, Couto de Magalhães, Januária, Juvenília e São Francisco. As inscrições, que são gratuitas, começam no próximo dia 26 de agosto e terminam no dia 1º de setembro de 2024.

Para se inscrever, os candidatos devem atender a alguns requisitos mínimos. É necessário ser estudante matriculado em um Centro Educacional ou Escola Estadual vinculada à FUCAM ou ser trabalhador ou pessoa em situação de vulnerabilidade social atendida pela instituição. Além disso, é exigida a idade mínima de 16 anos e a conclusão do Ensino Fundamental I. O público em geral também pode se inscrever, desde que cumpra os requisitos de idade e escolaridade, mas a matrícula será condicionada à disponibilidade de vagas após a convocação do público prioritário.

Não haverá prova de seleção. Caso o número de pré-matrículas seja maior que o número de vagas, será realizado sorteio público no dia 04/09/2024, às 15h. Os alunos selecionados terão direito a uma bolsa de assistência estudantil para transporte e alimentação, no valor de R$3,00 por hora de curso. A bolsa será proporcional à carga horária cumprida e comprovada pela frequência nas aulas.

Clique aqui e acesse o Edital nº 755/2024 – Seleção de estudantes para o curso de Microempreendedor Individual (MEI) nas cidades de Buritizeiro, Couto de Magalhães, Januária, Juvenília e São Francisco.

O curso de Microempreendedor Individual tem carga horária total de 180 horas, com aulas expositivas, dialogadas e práticas, visando à formalização e aprimoramento de pequenos negócios. A capacitação será ofertada de segunda a sexta-feira no período noturno, podendo haver aulas aos sábados e na modalidade a distância, conforme o regulamento do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do IFNMG.

O projeto é um convênio com a Fundação Caio Martins – FUCAM, que vem ao longo da sua história, ofertando educação básica e formação voltada às práticas no campo para crianças, adolescentes e adultos em condições de vulnerabilidade social. Os cursos serão ofertados nos Centros Educacionais e Escolas Estaduais vinculadas à FUCAM. As ofertas de vagas para o curso MEI visam atender cidadãos proporcionando a oportunidade de regularizar suas atividades laborativas e ainda, a formalização e o aprimoramento do seu próprio negócio.

O início do curso está previsto para setembro de 2024, com a possibilidade de algumas aulas práticas serem realizadas durante o período diurno. As aulas acontecerão nos Centros Educacionais e Escolas Estaduais vinculadas à FUCAM.

 

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.