Programação desta quinta-feira (15), nas Festas de Agosto, traz cultura e tradição

Foto: Fábio Marçal

As Festas de Agosto de 2024, em sua 183ª edição, continuam a levar a essência das tradições populares às ruas de Montes Claros. Com músicas, danças e uma forte religiosidade, os catopês, marujos e caboclinhos protagonizam os festejos, que este ano são complementados pelo Festival Folclórico de Montes Claros.


Nesta quinta-feira, 15 de agosto, a programação começa às 10h no Espaço Arena, localizado na Praça da Matriz, com a apresentação do projeto “Montes Claros na Trilha da Leitura”. Este projeto visa promover o gosto pela leitura entre a população, com ênfase especial nas crianças. Às 11h, o tradicional desfile do Reinado de Nossa Senhora do Rosário partirá do Automóvel Clube em direção à Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Às 18h, o Cordão de Ouro Cultural se apresentará no festival “Ao Som do Berimbau”, em frente ao Centro Cultural. Em seguida, às 19h30, o mesmo espaço exibirá o filme “U ômi qui casô cua mula”, com novas sessões na sexta e no sábado, sempre no mesmo horário. Às 20h, a “Cia de Danças Saruê” trará ao Espaço Arena manifestações folclóricas regionais.

A noite continua com muita música na Praça da Matriz. Às 21h, o cantor Flavin Ribeiro subirá ao palco com um repertório diversificado. Logo após, às 22h, será a vez de Naluz, cantora independente que estreia no Festival Folclórico, trazendo uma fusão de regionalismo e música eletrônica.

O encerramento da programação do dia será às 23h, com o hasteamento do Mastro de São Benedito na Igreja Nossa Senhora do Rosário, reafirmando a devoção que permeia as Festas de Agosto.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.