Coluna Saúde da Criança: Agosto Dourado é o mês de promoção e incentivo ao aleitamento materno

Foto: Internet/Reprodução

O aleitamento materno é a estratégia que isoladamente mais previne mortes em crianças menores de cinco anos, visto que o leite materno é superior a qualquer outro leite nessa fase da vida, pois é um alimento completo que possui todos os nutrientes que o bebê precisa, sendo de mais fácil digestão.

Além de alimentar o bebê, o leite materno possui anticorpos que o protegem contra diversas doenças, como: diarreia, infecções respiratórias e alergias.

Para a criança, o aleitamento materno reduz o risco de diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e obesidade na vida adulta. Favorece também o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento da face e da fala, bem como da respiração. Para a mãe, fornece vantagens como: proteção contra câncer de mama e diabetes tipo 2, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.

Foto: Internet/Reprodução

 

A Secretaria de Estado da Saúde fomenta diversas estratégias que buscam promover, proteger e apoiar o aleitamento materno até os dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros 6 meses de vida.

Entramos no “Agosto Dourado” de 2024, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Desde 1981, o Ministério da Saúde coordena estratégias para proteger e promover a amamentação no Brasil como a rede de Bancos de leite Humano e a Iniciativa Hospital Amigo da Criança.