Festas de Agosto: museu regional recebe exposições sobre tradições folclóricas

Foto: divulgação

O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), está em pleno clima das Festas de Agosto, que atraem centenas de visitantes para Montes Claros neste mês. Entre 12 e 18 de agosto, o museu apresenta a exposição fotográfica “Ventos Ancestrais: Tecendo Histórias”, destacando mestres dos grupos de catopês, marujos e caboclinhos, que há mais de 180 anos protagonizam as manifestações folclóricas da região.

A exposição, idealizada pelo fotógrafo Lucas Viggiani e pelo artista plástico Elton Souza, captura a devoção dos mestres a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e ao Divino Espírito Santo, santos dos cortejos das Festas de Agosto, que ocorrem de 13 a 18 de agosto. Viggiani convida o público a explorar as profundezas das Festas de Agosto, comparando a exposição a um bordado meticuloso que revela a essência de seus criadores, e evocando a ancestralidade africana do congado.

O projeto “Ventos Ancestrais: Tecendo Histórias” é dividido em duas mostras simultâneas. No Centro Cultural Hermes de Paula, será exibida uma coleção de bordados de Elton Souza, enquanto no Museu Regional, a exposição “Como Nasce um Catopé” explora a história e os protagonistas das festas, a partir de uma pesquisa desenvolvida em colaboração com a pesquisadora Mayra Fonseca. A mostra oferece uma visão detalhada das tradições, capturando imagens e narrativas visuais que revelam a sabedoria oral dos mestres e o patrimônio cultural da região.

Além disso, o Museu Regional também abriga a exposição “Catopezera, o Som das Cores”, que pode ser visitada até 28 de agosto. Este projeto, fruto da colaboração entre o cantor e compositor Tino Gomes e a artista plástica Mônica Mendes, apresenta canções compostas por Gomes inspiradas nas telas de Mendes, que foram criadas a partir de suas experiências nas Festas de Agosto. A exposição, que já percorreu vários países, agora retorna a Montes Claros, celebrando as tradições locais.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.