Coluna Movimento e Saúde: 05 de Agosto – Dia Nacional da Saúde

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Com a intenção de conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e do quão vital é ter um estilo de vida saudável, o Dia Nacional da Saúde no Brasil é comemorado no dia 5 de agosto, em homenagem ao médico Oswaldo Cruz que nasceu no mesmo dia, em 1872.

Além de médico, Oswaldo Cruz atuou como sanitarista e teve papel importante durante as epidemias de varíola, febre amarela e peste bubônica no final do século XIX e início do século XX. Ele adotou métodos de isolamento dos doentes, notificação dos casos positivos, captura dos vetores (mosquitos) e desinfecção das casas.

Em 1900 fundou o Instituto Soroterápico Federal, que oito anos depois levou o nome do fundador. Ele também promoveu campanhas de vacinação em massa, com vacinas que começavam a ser produzidas no próprio país, apesar de movimentos contrários (já existiam os antivacinas em 1904).

Com o passar dos anos, houve a inovação científica, ocorreram significativos desenvolvimentos nos diagnósticos, tratamentos e prevenção de doenças.

Dias atuais

Atualmente, a questão de ter saúde não significa simplesmente não estar doente. E sim em se alimentar bem, evitar alimentos processados, ingerir água em boa quantidade, praticar atividades físicas, descanso e lazer. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas na ausência de doenças”.

Aproveitando a data, vale a pena falar mais sobre alguns cuidados que contribuem para uma vida mais saudável:

Exercícios físicos: manter-se ativo traz benefícios, com inúmeras vantagens. Sair da inércia e se movimentar é essencial para aumentar a vitalidade da pessoa, reduzir o estresse e manter a mente funcional. Escolher o exercício apropriado para cada pessoa (caminhar, nadar, correr, praticar ioga, meditação, esportes coletivos ou qualquer outro) é o primeiro passo;

Hidratação: sem água o corpo não funciona. A ingestão do líquido ajuda na digestão, circulação, fortalece os músculos, contribui com o cérebro e até mesmo com o funcionamento do coração;

Descanso: dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico. Durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo. Sendo assim, a qualidade do sono está diretamente ligada a qualidade de vida e a promoção da saúde;

Check-ups: é preciso ir ao médico regularmente para prevenir enfermidades, fazer exames, vacinar-se, cuidar bem de si mesmo.

Além disso, é válido lembrar que a busca da mudança do estilo de vida é uma trajetória. Lembre-se de onde você está e onde quer chegar. Isso é o reflexo das mudanças que você pode fazer por você e pela sua vida. A saúde é algo que você não consegue mensurar, nós só percebemos quando a doença bate à nossa porta.

Foto: Reprodução/Redes Sociais