Resultado do Prouni 2024 para o 2° semestre é divulgado nesta quarta (31)

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília.

O Prouni 2024 divulga os resultados dos aprovados para o 2º semestre nesta quarta-feira (31). Por meio do Programa Universidade Para Todos, candidatos de baixa renda podem utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer a bolsas de estudo parciais e integrais, em instituições de ensino superior privadas.

A etapa de inscrição terminou em 26 de julho, e o site não utiliza propriamente a nomenclatura de aprovação, mas de “pré-seleção”. O motivo se baseia no fato de que outras etapas serão necessárias para confirmar a vaga, como: verificação de documentos, para comprovar o que foi informado no ato da inscrição (renda familiar); provas adicionais (apenas em universidades que implementam essa fase extra, com a exigência de que informem aos alunos os detalhes do processo em no máximo 24 horas após a divulgação dos resultados) e formação de turmas (é preciso que haja um número mínimo de matriculados no curso para que a turma exista).

Uma segunda chamada será publicada em 20 de agosto para aqueles que não foram selecionados neste primeiro momento. Caso o aluno seja reprovado novamente, ele pode manifestar o interesse em concorrer à lista de espera, na qual as instituições de ensino superior privadas convocam candidatos para preencher bolsas não ocupadas.

Quais são os critérios de desempate?

No caso de notas idênticas na média aritmética das notas do Enem, o desempate entre os candidatos será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios:

  • Maior nota na prova de redação;
  • Maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Maior nota na prova de matemática e suas tecnologias;
  • Maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

São 243.850 bolsas distribuídas no Prouni 2024 do 2º semestre,  sendo 170.319 integrais (100%) e 73.531 parciais (50%). Participam desta edição do programa 901 instituições privadas de ensino superior, com 367 cursos.