Coluna Nerd Sem Filtro: Disputa entre DC e Marvel pelo público adulto

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Os dois mais renomados estúdios de quadrinhos decidiram alterar suas estratégias este ano, voltando-se agora para o público adulto. Mas, qual seria o motivo por trás dessa mudança drástica? Seria pela falta de sucesso recente nos filmes ou pela saturação do mercado de heróis? Vamos analisar os fatos.

Nos últimos dois anos, observamos as últimas adaptações da Marvel tanto para o cinema quanto para o streaming, que não alcançaram as expectativas de público e geraram desconforto na Disney. A empresa realizou diversas convenções com acionistas, incluindo discussões com o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, para explicar o desempenho aquém nas bilheterias, especialmente no Disney+.

Foto: Divulgação/Redes Sociais

No caso da DC Comics, a situação é ainda mais séria, com o fracasso do universo compartilhado e desperdício significativo em produções mal-sucedidas. Em resposta, a DC trouxe um nome conhecido da rival Marvel, James Gunn (Guardiões da Galáxia), que se tornou imediatamente o novo líder da DC e criará seu próprio universo, o DCU (Universo Compartilhado DC). Em outubro de 2019, a DC optou por lançar algo novo, talvez uma medida desesperada ou uma análise de roteiro promissora — não há certeza. No entanto, “Joker” foi um estrondoso sucesso de bilheteria, aclamado pela crítica e até premiado com o Oscar. Era natural que repetissem o feito não apenas pelo sucesso no Oscar, mas também pela lucratividade: o filme, para maiores de idade, arrecadou US$ 1,060 bilhão.

Já no caso da Marvel, a estratégia parece ser mais convencional, buscando uma nova fórmula e saindo do básico “fórmula Marvel”. Além disso, personagens consolidados como Deadpool e Wolverine são apostas seguras, especialmente Deadpool, que já teve filmes com classificação para maiores, rendendo lucros consideráveis para os Estúdios Fox e um sucesso inesperado para a Marvel, que tradicionalmente prefere filmes para todas as idades, agora abraça essa ideia.

Agora, nos próximos meses, veremos quem terá mais sucesso nas bilheterias com filmes voltados para o público adulto.

Se você quer explorar mais sobre cultura nerd/pop, visite www.youtube.com/@nerdsemfiltro

Foto: Divulgação/Redes Sociais