O apagão cibernético global que atingiu diversos serviços, entre eles redes de comunicação, bancos, aeroportos e trens, nesta sexta-feira (19), pode ter sido causado por uma atualização em um software da empresa Crowdstrike, que trabalha especificamente com segurança virtual.
Os principais serviços ao redor do mundo foram afetados e ficaram fora do ar. Na Inglaterra, a National Health Service (NHS), sistema de saúde do país, informou que diversos de seus hospitais foram afetados. Nos Estados Unidos, os serviços de emergência de vários estados ficaram fora do ar por alguns minutos. A cidade de Washington cancelou todas as viagens de metrô até que a situação fosse normalizada.
O Coordenador Nacional de Segurança Cibernética da Austrália informou que o problema foi causado por “uma plataforma de software de terceiros”. O governo do país também se reuniu para entender a situação.
Segundo informações de agências internacionais, o problema aconteceu devido a uma atualização na plataforma Falcon, da Crowdstrike, que faz a segurança de vários sistemas importantes no mundo, entre eles a Microsoft.
“Crowdstrike está trabalhando ativamente com seus clientes impactados por um defeito encontrado numa única atualização para servidores Windows. Servidores Mac e Linux não foram afetados; Isto não foi um incidente de segurança nem um ciberataque. O problema foi identificado, isolado, e o processo para consertá-lo está em andamento”, disse o CEO da Crowdstrike, George Kurz.
A Microsoft disse, em um post da rede social X (antigo twitter), que tomou ações para diminuir o problema. “Nossos serviços ainda apresentam melhorias contínuas enquanto continuamos a tomar ações de mitigação.”
O CrowdStrike Falcon funciona como um sistema de segurança contra ameaças externas, utilizando tecnologia de última geração. A empresa é líder do setor, utiliza inteligência artificial em seus serviços e faz a segurança de 300 das 500 maiores empresas dos Estados Unidos.
[Com informações de O Tempo]