O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nessa quinta-feira (11) o reajuste de 10,86% no Bolsa Atleta, benefício pago a cerca de 9 mil esportistas. Esse é o primeiro reajuste concedido no programa nos últimos 14 anos.
A cerimônia que marcou a assinatura do decreto ocorreu no Palácio do Planalto. O evento contou com a participação do presidente Lula e da primeira-dama, Janja da Silva, além do ministro do Esporte, André Fufuca, e 41 atletas olímpicos e paralímpicos que vão representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris, que começam no dia 26 de julho.
“Quando resolvemos criar o Bolsa Atleta, muitas pessoas não tinham sequer um tênis para praticar esporte. O Estado brasileiro precisava olhar para todos os atletas, independente do número de medalhas ou região do país, e garantir o mínimo para incentivar os nossos jovens no esporte. Eu sei o que significou para o Brasil ter um programa como o Bolsa Atleta”, disse o presidente.
Presente na cerimônia, a judoca e medalhista olímpica, Rafael Silva, reconheceu a importância da medida.
“É muito para um atleta de alto rendimento poder se preparar e se dedicar apenas ao seu sonho. Porque sei que vou ter todo mês o meu bolsa atleta, meu ‘bolsa-pódio’ todo mês na minha conta. Com isso posso ajudar minha família, ter meu material de trabalho”, disse a judoca.
Com informações de Itatiaia