As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), que são geridas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), aumentaram suas áreas de atendimento ao público ao implementar uma Praça Digital. Este espaço é destinado para que os cidadãos possam acessar a internet gratuitamente. Atualmente, 40 unidades estão equipadas com este serviço, que também inclui conexão wi-fi sem custo adicional.
A Praça Digital oferece aos cidadãos a oportunidade de utilizar computadores com acesso à internet para realizar diversos serviços oferecidos pelas UAIs e por outras entidades governamentais. Além disso, eles podem acessar e-mails, realizar pesquisas em motores de busca, editar arquivos online, e utilizar outras funcionalidades disponíveis.
Os computadores foram configurados com uma página especialmente desenvolvida para este espaço, onde o acesso a redes sociais e jogos é restrito.
“Mais do que um simples ponto de conexão, as Praças Digitais se tornam verdadeiros centros de cidadania digital. Esse espaço garante acesso à prestação de serviços públicos, por meio de plataformas que promovem, também, a inclusão digital do cidadão”, destaca a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Camila Neves.
O auxiliar administrativo Thiago Nardy utilizou os serviços e aprovou o espaço. “Eu trabalho ao lado da UAI Praça Sete, aqui em Belo Horizonte. Como estava sem internet, vim utilizar o wi-fi e aproveitei para consultar o pedido da minha segunda via da CNH no computador. Achei prático, rápido e fui bem orientado, conseguindo resolver minhas pendências”, disse.
O serviço já está em operação nas UAIs localizadas na capital (Barreiro, Praça Sete e Venda Nova), nas unidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e em outras 32 distribuídas pelo interior de Minas Gerais. Para verificar a lista completa de unidades, você pode acessar este link. A Praça Digital será implementada também nas UAIs que ainda não oferecem o serviço.
Para usar a Praça Digital, não é necessário fazer agendamento antecipado. Em todas as unidades, há um funcionário disponível (identificado pelo distintivo “posso ajudar”) para auxiliar os cidadãos durante o uso dos computadores.
“O serviço de disponibilização de computadores e wi-fi será ampliado para todas as unidades. Essas melhorias irão permitir que o cidadão resolva suas demandas dentro dasUAIs, de forma prática e acessível”, explica a diretora Central de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado da Seplag-MG, Marina Kleinhappel.