Em episódio marcante de Grey’s Anatomy, as médicas Jo Karev e Teddy Altman, em atendimento à vítima de estupro, convencem-na a realizar exame feito por equipe especializada em casos de abuso sexual. Quando a personagem é levada para a sala de cirurgia, para o conserto de ruptura em seu diafragma – ocasionada pelo estupro sofrido -, todas as mulheres do Hospital Grey Sloan Memorial a acompanham no corredor e impedem a entrada de qualquer funcionário homem. Que lindo!
Esta cena é significativamente memorável, além de emocionante, pois revela a sororidade entre as mulheres, rico leitor. Contudo, quanto a você, você sabe qual o significado desta palavra? Pois bem, a prática dela é muito superior ao seu léxico. Vejamos: de maneira geral, sororidade diz respeito à união das mulheres. Envolve sentimento de irmandade, empatia, solidariedade e companheirismo. É respeito e admiração ativados pela identidade de gênero.
O significado de sororidade carrega a ideia de que as mulheres ficam mais fortes quando se unem; traz em sua essência esse laço entre as mulheres como aspecto natural. Semelhantemente à conexão e compreensão mútua das dores e das alegrias femininas. Por isso, o conceito de sororidade revela a beleza dessa irmandade.