Aprenda com Quem Sabe: o que é sororidade? Entenda a origem e o significado do termo

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Em episódio marcante de Grey’s Anatomy, as médicas Jo Karev e Teddy Altman, em atendimento à vítima de estupro, convencem-na a realizar exame feito por equipe especializada em casos de abuso sexual. Quando a personagem é levada para a sala de cirurgia, para o conserto de ruptura em seu diafragma – ocasionada pelo estupro sofrido -, todas as mulheres do Hospital Grey Sloan Memorial a acompanham no corredor e impedem a entrada de qualquer funcionário homem. Que lindo!

Esta cena é significativamente memorável, além de emocionante, pois revela a sororidade entre as mulheres, rico leitor. Contudo, quanto a você, você sabe qual o significado desta palavra? Pois bem, a prática dela é muito superior ao seu léxico. Vejamos: de maneira geral, sororidade diz respeito à união das mulheres. Envolve sentimento de irmandade, empatia, solidariedade e companheirismo. É respeito e admiração ativados pela identidade de gênero.

O significado de sororidade carrega a ideia de que as mulheres ficam mais fortes quando se unem; traz em sua essência esse laço entre as mulheres como aspecto natural. Semelhantemente à conexão e compreensão mútua das dores e das alegrias femininas. Por isso, o conceito de sororidade revela a beleza dessa irmandade.

Foto: Divulgação/Redes Sociais

 

A importância da sororidade está na harmonia entre as mulheres e no tamanho imensurável de sua força. Quando sozinhas, é mais fácil de a mulher ser silenciada. Mas, juntas, ganham voz mais alta. E isso é bastante grandioso dentro de sociedade em que a fala das mulheres, infelizmente, ainda, é desvalorizada.

Todavia, há quem desconfie da existência da sororidade como palavra da língua portuguesa, mas de acordo com o VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa-, é palavra que traz seu significado do latim. “Soror” que quer dizer irmã, simbolizando a união e a solidariedade entre as mulheres.

Sororidade também pode ter vindo do francês sororité. Na França, o termo surgiu a partir do lema, “Liberté, égalité, fraternité”, usado na Revolução Francesa. A discussão é que o uso apenas de fraternité deixava de lado as mulheres do fato histórico do país. Assim, o “sororité” surgiu para incentivar a luta pela igualdade e os direitos das mulheres.

Essa mesma movimentação também aconteceu nos Estados Unidos. O termo “sisterhood”, muito utilizado entre a comunidade negra, passou a carregar todo o conceito de união feminina. A consolidação ocorreu com a publicação do livro “Sisterhood is Powerful” (A irmandade entre mulheres é poderosa), obra da escritora feminista Robin Mergan.

Independentemente de acreditar ou não na existência desta palavra, o que não se pode negar é que a união das mulheres é algo lindo de se ver, bem como a cena descrita no início deste texto. Sororité!

Simone de Beauvoir foi uma escritora, filósofa, ativista francesa que lutava pelos direitos das mulheres. Foto: Divulgação