Estudantes de Minas podem se inscrever em projeto que oferece bolsas de intercâmbio no exterior; saiba como

Foto: SEE / Divulgação.

Estudantes da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais têm até sexta-feira, dia 5 de julho, para se inscrever no programa Passaporte Mineiro do Conhecimento. Esse projeto, promovido pelo Governo de Minas, oferece bolsas de intercâmbio estudantil com todas as despesas cobertas pelo Estado. O objetivo é permitir que os alunos do 1º ano do ensino médio em Tempo Integral (Emti), de 112 escolas pioneiras na modalidade, estudem o 2º ano do ensino médio em vários países ao redor do mundo. As inscrições devem ser feitas através de um formulário disponível neste link.

O público-alvo do projeto são estudantes matriculados no 1º ano do ensino médio em Tempo Integral (Emti) de 112 escolas da rede estadual que foram pioneiras na implementação desta modalidade de ensino. Para consultar a lista de escolas participantes e seus respectivos municípios, clique aqui.

O intercâmbio proporciona uma experiência intercultural única, permitindo aos estudantes da rede pública de Minas Gerais morar fora do Brasil por um ano, cursando o 2º ano do ensino médio e explorando culturas, costumes, tradições, línguas e conhecimentos de outros continentes. Ao retornarem ao Brasil para concluir o 3º ano do ensino médio, os participantes enriquecem significativamente seus currículos.

As bolsas de estudo cobrem todas as despesas, incluindo custos pessoais, passagens aéreas, alojamento, seguro saúde e taxas acadêmicas internacionais, garantindo acesso a diversos conhecimentos e culturas e conectando Minas Gerais ao mundo através do aprendizado.

Os interessados devem atender aos critérios do projeto, como histórico acadêmico sem reprovações, participação ativa em atividades escolares e extracurriculares, presença acima de 75% no ano anterior e média global de notas superior a 70%.

Os países participantes incluem Itália, França, Suíça, Alemanha, Finlândia, Bélgica, Japão, Canadá, Estados Unidos, Argentina, entre outros. Para mais detalhes, consulte o regulamento disponível neste link.

O Passaporte Mineiro do Conhecimento, coordenado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em colaboração com a Fundação Helena Antipoff (FHA), recebe um investimento total de R$ 6,3 milhões.

Esse projeto é a expansão bem-sucedida do Cidadão Global, iniciado na Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O resultado das inscrições dos estudantes selecionados será divulgado em 19 de julho nos sites da SEE/MG e da FHA, além de ser disponibilizado nos murais das escolas participantes e enviado por e-mail aos candidatos.

Dúvidas adicionais podem ser esclarecidas através do e-mail passaporte.mineiro@fha.mg.gov.br.

Após a seleção, os alunos escolhidos viajarão para o país de destino para cursar o 2º ano do ensino médio, retornando à sua escola estadual no Brasil para concluir o 3º ano.

Os selecionados deste ano iniciarão seu intercâmbio em 2025, dividido entre os semestres do próximo ano, com aulas adicionais de conversação em inglês e espanhol.