Coluna Nutrição em Pauta: efeito sanfona

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Todo mundo conhece aquela pessoa que do nada perde um montão de peso e passa um tempinho, volta tudo ao normal… Ano que vem, mesma coisa… Pois é, esse é o que chamamos de “efeito sanfona”.

A dificuldade de manter o peso depois de uma dieta rigorosa pode ocasionar o efeito sanfona que acontece quando após a perda, a pessoa voltar a ganhar peso rapidamente.

O efeito sanfona está intimamente relacionado a:

– Dietas restritivas;

– Medicamentos;

– Não mudança do padrão alimentar.

O peso, a alimentação e o metabolismo, estão regulados por diversos hormônios e mecanismos biológicos que após longos períodos de restrição para o seu corpo irá sinalizar: “Nossa aquela época foi difícil, perdi muita reserva, gordura… Agora tenho que comer muito mais pra voltar ao que era antes”; e é aí que vem o rebote da restrição.

Para evitar o efeito sanfona, é importante que a dieta seja sempre acompanhada por um nutricionista, para que seja adequada às necessidades de cada pessoa e exista um acompanhamento.

Como evitar o efeito sanfona?

– Evitar dietas muito restritas e extremas, sendo fundamental uma alimentação variada e equilibrada;

– Realizar uma reeducação alimentar, fazendo mudanças no seu estilo de vida que possam ser adotadas para a vida toda, não apenas para o “momento da dieta”;

– A perda de peso deve ser progressiva, não adianta não comer nada para perder peso absurdamente, seu corpo sempre vai dar um jeito de compensar essa “coisa errada” que ele está sentindo;

– Carbofobia, sair restringindo carboidratos;

– Termogênicos e medicamentos inibidores de apetite, esse é um dos piores casos, além de bagunçar todo seu metabolismo você terá os efeitos colaterais e assim que parar de tomar, adivinha? Efeito sanfona.

Precisa de ajuda!? Agende sua consulta: (38)991283481

Foto: Divulgação/Dra. Tamirys Souza