O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou nessa segunda-feira (1º) uma lista com 14 marcas de café torrado que não estão adequadas para consumo humano, devido à presença de impurezas ou elementos estranhos que excedem os limites permitidos pela lei. Cinco dessas marcas são de Minas Gerais. São elas: Ouro Minas, lote 05/06/24, Café de Minas, lote 203, Córrego do Ouro, lote 04, e Mila, nos lotes 177 e 545.
Em nota, o ministério orientou que as empresas responsáveis recolham os produtos listados. “A ação está respaldada pelo artigo 29-A do Decreto 6.268/2007, que prevê a aplicação do recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos”, destacou.
No comunicado, o ministério explicou que o aviso está relacionado às consequências da Operação Valoriza, que incluiu inspeções realizadas em todo o território nacional entre 18 e 28 de março. Durante esse período, foram analisadas 168 amostras de café torrado.
“Aos consumidores que caso tenham adquiridos esses produtos, o ministério orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinados pelo Código de Defesa do Consumidor”.
Caso alguma das marcas citadas na lista esteja sendo vendida, o ministério solicita que seja informado imediatamente através do canal oficial Fala.BR. É importante mencionar o nome da loja e o endereço onde o produto foi comprado. Os critérios de qualidade estabelecidos para o café torrado estão disponíveis na Portaria 570 de 2022.
Fonte: Agência Brasil.