O julgamento da raça Mangalarga Marchador é um dos pontos altos da 50ª Expomontes 2024. Com um número recorde de 245 inscritos, o evento promete ser um dos mais competitivos dos últimos anos.
Os cavalos da raça Mangalarga Marchador, conhecidos pela beleza e portes imponentes, chamam a atenção dos visitantes e especialistas presentes. Durante o julgamento, que se estenderá até o sábado (29), os animais passam por rigorosas provas de morfologia e marcha.
Os animais serão avaliados por dois árbitros especializados. Um deles foca na morfologia, observando a conformação e a caracterização da raça, enquanto o outro avalia a marcha, considerando os critérios como movimento, dissociação, tempo de apoio dos membros no chão, comodidade e temperamento, destacando a excelência da criação.
Os animais jovens de até três anos e três meses são julgados puxados no cabresto e acima dessa idade, são julgados montados pelo peão com a sela.
Sandro Fusca, presidente do Núcleo do Mangalarga Marchador, destacou a importância do evento para a região, para a raça, e disse:
“Devido ao sucesso das inscrições, nós alongamos um dia a mais. Normalmente os julgamentos começam na quinta-feira e vão até sábado, mas, este ano, começamos na quarta. É uma forma de fomentar a raça Mangalarga Marchador e fortalecer o agro na região, porque nós usamos muito esse cavalo no trabalho, na lida do dia a dia, e também para passeio. É bom para os dois lados, tanto para a feira, quanto para a raça”.
O julgamento dos animais, durante a feira, é uma oportunidade para os criadores que buscam classificar seus animais para a Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, que será em Belo Horizonte na segunda semana de Julho, atraindo competidores de todo o País, elevando o nível de qualidade e competitividade.
“Em função da relevância de toda a região, não apenas para o Mangalarga Marchador, mas para o agronegócio de forma geral, é que nós decidimos realizar no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em novembro deste ano, um dos nossos principais eventos da raça, o Campeonato Brasileiro de Marcha Picada 2024,” confirmou a presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Mangalarga Marchador, Cristiana Gutierrez.