Acontecerá nesta segunda-feira, 17 de junho, a partir das 19h, o Seminário Sabores dos Gerais que será lançado no Espaço OAB Eventos, em uma parceria da Prefeitura Municipal de Montes Claros e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) que promovem o projeto com apoio do Sebrae Minas.
Agricultores familiares, empreendedores e profissionais envolvidos na cadeia produtiva dos frutos nativos do Cerrado, na região Norte do estado, estarão reunidos para o Projeto Pró-Pequi, da marca “Sabores do Gerais”. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla.
A iniciativa tem como objetivo valorizar a fruticultura característica do norte-mineiro, com destaque para o pequi, símbolo da gastronomia regional. As ações também vão incentivar o turismo gastronômico, a produção sustentável e o fortalecimento da economia local.
Atividades
Entre as diversas atividades estão a apresentação de um menu degustação com ingredientes da culinária regional; barracas com diversos produtos da sociobiodiversidade do Cerrado e chopp artesanal fabricado com frutos da região. Haverá também um espaço para troca de experiências entre chefs de cozinha, agricultores da agricultura familiar e empresários.
O destaque do evento será a presença do chef francês Claude Troisgros, eleito “chef do ano” por diversos veículos nacionais.
O analista do Sebrae Minas Walmath Magalhães destaca que a iniciativa é uma oportunidade de mostrar o potencial da gastronomia regional e apresentar as principais ações que serão desenvolvidas pela entidade durante 12 meses de realização do projeto.
“Além de capacitações, vamos promover rodadas de negócios, visitas técnicas e conexão com os atores da cadeia produtiva do Cerrado”, explica.
Agenda Pró-Pequi
Após a realização do seminário, terá início o programa Prepara Gastronomia – iniciativa do Sebrae Minas para capacitar os pequenos negócios do segmento de alimentação fora do lar, com realização de workshops ministrados por profissionais especializados, de cursos de gastronomia. O programa também promove o acesso a feiras e eventos de gastronomia, capacitação de merendeiros e nutricionistas, elaboração e impressão de um livro para a região do APL do Pequi e a cultura alimentar regional do Cerrado Norte Mineiro. As ações do projeto serão encerradas com um Festival Gastronômico, em Montes Claros, que acontecerá em 2025.