Dia dos Namorados: casamentos de pessoas com mais de 60 anos aumenta

O envelhecimento é cada dia mais saudável, por isso é mais natural assistir a idosos nas mais diferentes atividades. Foto: Redes Sociais/Divulgação

Ao longo dos anos, comerciais de Dia dos Namorados passaram a mostrar amores mais diversos e incluir casais homoafetivos e de diferentes etnias. Mas ainda focam, majoritariamente, em jovens. Na realidade, o amor tem seguido em outra direção — pelo menos, aqueles que culminam em casamento. Enquanto o número de matrimônios em geral vem diminuindo nos cartórios brasileiros, aqueles entre pessoas de mais de 60 anos aumenta.

Entre 2013 e 2022, segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de casamentos registrados nessa faixa etária saltou 72,4% — foi de cerca de 10 mil em 2013 para quase 17,3 mil uma década depois. Já o número total de matrimônios diminuiu 7,8% no mesmo período, e foi de 1 milhão para 970 mil.

Explicação

Uma série de fatores explica o aumento de casamentos nessa faixa etária — que o IBGE considera oficialmente idosa. A professora e pesquisadora do departamento de demografia da UFMG Simone Wajnman argumenta que, em primeiro lugar, com a mudança da pirâmide etária do Brasil, nunca houve tantas pessoas com mais de 60 anos numérica e proporcionalmente como hoje. Ao mesmo tempo, o envelhecimento é cada dia mais saudável, por isso é mais natural assistir a idosos nas mais diferentes atividades.

Aumenta o número de casamentos na terceira idade. Fotos: Redes Sociais/Reprodução

Além disso, lembra ela, o aumento de divórcios impulsiona novos casamentos mais tarde na vida. “O padrão de nupcialidade está mudando rapidamente no mundo inteiro, e no Brasil não é diferente. As pessoas dão menos valor para o casamento como algo eterno. Por isso, vemos tanto crescimento das taxas de divórcio e de recasamentos”, afirma.

*Com informações de O Tempo