Festival de Cinema e Audiovisual da Unimontes acontece de 13 a 15 de junho

Foto: Prefeitura de Montes Claros/Divulgação.

A partir do próximo dia 13 de junho, às 20h, terá lugar no Centro Cultural Hermes de Paula o Festival de cinema e audiovisual da Universidade Estadual de Montes Claros (Cinemontes). Com uma variada agenda, o festival se estenderá até sábado (15), com o intuito de comemorar os 45 anos do Centro Cultural de Montes Claros, além de marcar o lançamento do curso de graduação em Cinema e Audiovisual, uma nova oferta da Unimontes.

O evento é organizado pela Unimontes, através do Departamento de Artes, em colaboração com a Prefeitura de Montes Claros, via Secretaria Municipal de Cultura. Conta também com o respaldo do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV) da Unimontes. Interessado em participar devem se inscrever no site www.even3.com.br/cinemontes

No programa de abertura, na quinta-feira, está prevista a assinatura do acordo entre a Unimontes e a Empresa Mineira de Comunicação, responsável pela Rede Minas, Rádio Inconfidência e outros meios de comunicação do Governo de Minas Gerais. Conforme a organização, o festival tem o intuito de “trazer o cinema para a cena cultural da cidade e sensibilizar a comunidade norte-mineira para a importância cultural e econômica do oferecimento do curso de Cinema e Audiovisual em fase de aprovação nos conselhos superiores da universidade.

“O Cinemontes é de uma importância relevante para a Unimontes e para a comunidade geral, muito necessário para que possamos fomentar e chamar a atenção para o curso de Cinema e Audiovisual previsto para ser iniciado em 2025. Também vai chamar a atenção da comunidade em geral para mais esse ganho no Norte de Minas”, afirma a chefe do departamento de Artes da Unimontes, professora Maristela Cardoso da Mata.

Ela explica como surgiu a ideia do Cinemontes. “No decorrer da construção do Projeto do curso de Cinema da Unimontes, sentimos a necessidade de uma ação para incentivar a comunidade sobre essa nova proposta acadêmica. Aí pensamos no festival”, afirma Maristela, ressaltando a importância do apoio da secretária municipal de Cultura, Júnia Rebello; e do CCRAV/Unimontes.

Na programação do festival estão previstos debates temáticos em mesas redondas com produtores, realizadores e agentes culturais locais, oficinas de capacitação e exibição de filmes (documentários, live action e animação). “As atividades serão conduzidas com olhares sobre a importância significativa da atividade industrial do cinema e do audiovisual no cenário local e na economia criativa”, observa a professora Maristela Cardoso da Mata.

Em sua primeira edição, destacam os organizadores, o Cinemontes se coloca como promotor do segmento e traz consigo o compromisso das entidades envolvidas em promover a concentração necessária de recursos humanos, intelectuais, materiais e políticos para a integração de diferentes linguagens, infraestruturas e tecnologias, por meio do curso de Cinema. Desta forma, busca contribuir para a capacitação de profissionais qualificados, oferecendo serviços no ramo e fortalecendo um polo regional de cinema e audiovisual no Norte de Minas Gerais. O Cinemontes conta com o apoio da Empresa Mineira de Comunicação – EMC e do Sicoob Credinosso.