Interessados em se tornar bombeiros militares em Minas Gerais devem ficar atentos, pois os editais para o novo concurso do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) já foram divulgados. As inscrições estarão abertas a partir de 22 de julho e vão até 23 de agosto, sendo feitas através do site www.idecan.org.br.
Os editais abrangem vagas para os cursos de Formação de Oficiais (CFO), Formação de Soldados (CFSd) e de Soldados Especialistas (CFSd Especialistas), além do Estágio Preparatório de Saúde (EPOSau). No total, serão oferecidas 329 vagas para atuação como bombeiro militar em Minas Gerais.
Os requisitos comuns para todos os editais incluem possuir idoneidade moral, aptidão física, ser aprovado em avaliação psicológica e ter sanidade física e mental. Além disso, é necessário possuir nível de escolaridade superior e CNH categoria B, conforme a Lei Complementar nº 168/23.
No concurso do CFO 2025, será exigida titulação de nível superior, sem restrição de curso. Para o CFSd 2025, será exigida titulação de nível superior em cursos bacharelados, licenciaturas, tecnólogos ou sequenciais. Já para o CFSd Especialista, os candidatos devem possuir curso superior em qualquer área, além de curso técnico na área da especialidade.
Os candidatos a músico devem possuir apenas curso superior em qualquer área, enquanto os interessados no EPOSau devem ter curso de graduação relacionado à categoria profissional desejada e inscrição ativa no respectivo Conselho Regional.
O valor da inscrição é de R$ 220 para o CFO 2025 e EPOSau 2025, com provas marcadas para 22 de agosto, e de R$ 101 para o CFSd e CFSd Especialista, com provas agendadas para 29 de setembro.
Uma novidade é a ampla concorrência em todos os concursos, sem delimitação para vagas femininas, porém as provas físicas continuam com critérios diferenciados para homens e mulheres.