Prefeitura de Montes Claros divulga resultado do segundo LIRAa; cidade tem alto índice de transmissão da dengue

Foto: Internet/Divulgação

A Prefeitura de Montes Claros divulgou o resultado do segundo LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) que foi realizado em 2024.

Seguindo o cronograma do Ministério da Saúde, o levantamento foi feito entre os dias 24 e 27 de maio e apurou um índice de 4,4%. A cada 100 casas pesquisadas pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Montes Claros, 4 a 5 casas apresentaram criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Com o levatamento de dados, a cidade fica classificada em uma situação de alto risco para transmissão de arboviroses, baseado nos parâmetros do Ministério da Saúde, que determina índice inferior a 1% como baixo risco, 1% a 3,9% médio risco e acima de 3,9% alto risco de infestação.

A primeira pesquisa do índice de infestação deste ano, foi realizada entre 15 a 9 de janeiro, no qual geral um resultado de índice de 8,3%. Segundo orientações do Ministério da Saúde, Montes Claros foi dividida em 25 estratos, sendo cada um deles com o mínimo de 8.100 imóveis e máximo de 12 mil. Após a execução da pesquisa, a classificação atual é:

 

  • Número de estratos com baixo risco de infestação (índice inferior a 1%): 00
  • Número de estratos com médio risco de infestação (superior a 1% e inferior a 3,9%): 10
  • Número de estratos com alto risco de infestação (superior a 3,9%): 15

Segundo a pasta, os locais em que foram encontrados mais criadouros do Aedes aegypti foram: vasos com plantas, frascos com água, pratos de suporte para plantas, recipientes de degelo de geladeiras, bebedouros de animais e reservatório de climatizadores, somanddo 46,4% do total.

Para ajudar a prevenir a proliferação de mosquitos que transmitem arboviroses, a Prefeitura e o CCZ indicam providenciar limpeza periódica, de pelo menos uma vez por semana, em quintais, lotes vagos que são propriedade privada, lugares que são depósitos de recipientes,  além de vedar corretamente tambores, tanques. E, também, utilizar toda a água que for reservada em menos de 7 dias, pois a reprodução do Aedes aegypti é de sete a 10 dias.

Como denunciar

Com o objetivo de recolher o maior número possível de materiais inservíveis e evitar focos do vetor, A Prefeitura da cidade segue realizando inspeções domiciliares para eliminação mecânica e química de criadouros do mosquito, incluindo os dias “D”, e atividades educativas para orientar a população.

Para dúvidas e denúncias sobre focos dos mosquitos, o cidadão deve entrar em contato através dos canais de atendimento, pelo telefone (38) 2211- 4400 ou ainda 0800 283 3330 (Disque Dengue).